Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      SALA DE LEITURA

Ética e responsabilidade social nos negócios


 

 

 

Autor: AA VV
Editora: Saraiva

O crescente aumento tanto da complexidade dos negócios, principalmente em decorrência da globalização e da velocidade das inovações tecnológicas, como das disparidades de nossa sociedade, impõe ao meio acadêmico e profissional brasileiro uma nova maneira de pensar as organizações, suas transações e papel na sociedade.

Ética e Responsabilidade Social nos Negócios, lançado pela Editora Saraiva, é um referencial profundo sobre essas questões. Fugindo da visão tradicionalista, mercantil ou puramente filantrópica, o livro utiliza-se de uma abordagem inovadora para mostrar o papel estratégico da responsabilidade social no mundo dos negócios. A obra destaca-se por balancear a teoria com prática, trazendo exemplos e casos reais ocorridos nos mais diversos tipos de organizações em nosso país.

Doze importantes pesquisadores sobre o assunto no Brasil foram envolvidos na elaboração deste trabalho. Sob a coordenação de Patrícia Almeida Ashley, esta é a primeira obra nacional, moderna e completa totalmente voltada à realidade brasileira. Traz os principais conceitos e desafios da área, além das mudanças e tendências mais significativas.

Ética e Responsabilidade Social nos Negócios oferece, também, uma seção dedicada a exercícios, textos extras e sugestões de pesquisas, disponível pela Internet no site http://www.saraiva.com.br/uni, além de extensa bibliografia acadêmica e indicações de links no Brasil e no exterior.


Ética nas Empresas


 

 

 

Autor: NASH, L.Laura
São Paulo, Editora Makron Books, 2001

Com dezenas de entrevistas em empresas realizadas pela autora, este livro fornece informações para a implantação de um conceito de Ética nas empresas, além de descrever situações em que a falta de ética resulta em problemas graves internos nas organizações, em interrupções da rotina normal de trabalho e outras ocorrências danosas às empresas.

Esta edição continua sendo de grande atualidade pois consegue, ao lado de uma rica conceituação teórica, transmitir reflexões e conselhos eminentemente práticos aos que diariamente se confrontam com os dilemas éticos do mundo dos negócios.

A autora fornece informações para a solução de problemas como:

Implantar conceitos éticos nas empresas;
Restabelecer os conceitos de integridade e bom senso;
Enxergar situações de ângulos diversos
Formar condutas responsáveis nos negócios e também no âmbito individual.

É um livro de Ética que, acima de tudo, enfatiza o fator liderança.


Ética Empresarial

Autores: FERREL, O.C.
             FRAEDRICH, John
             FERREL, Linda
Rio de Janeiro, Reichmann & Affonso Editores, 2001

No momento em que ingressamos no novo milênio, esta quarta edição de Ética Empresarial surge revista para levar em conta os desafios e as questões complexas que os indivíduos e as organizações enfrentam na tomada de decisões éticas. O texto e os casos foram inteiramente revistos, com o objetivo de proporcionar as mais atualizadas informações sobre o assunto, as melhores práticas em vigor e as realidades contemporâneas da ética no local de trabalho. Ao mesmo tempo, foram mantidos o cuidado de manter os pontos fortes que tornaram este livro um dos mais populares textos sobre ética empresarial.

O principal objetivo dos autores é ampliar a conscientização sobre o assunto e a capacidade de tomar decisões de que o leitor vai necessitar para agir com ética, contribuindo para uma conduta empresarial responsável. Concentrando-se nas preocupações e questões do desafiador ambiente empresarial moderno, os autores mostram que o estudo da ética nos negócios proporciona conhecimentos vitais para o sucesso geral da empresa.


A Ética Empresarial no Brasil

Autor: Joaquim Manhães Moreira
Editora: Pioneira

As empresas podem se constituir nos maiores vetores da moralização nacional, contribuindo decisivamente para a criação de um ambiente de negócios livre das práticas irregulares que o transformam e o deturpam. São exemplos dessas práticas: o suborno, a usurpação da propriedade alheia, a utilização de informações governamentais privilegiadas e muitas outras.

A criação deste novo ambiente só será possível com a disseminação de regras éticas a serem observadas pelos agentes econômicos.

Só a prática da ética empresarial pode levar esses agentes a obter cada vez mais credibilidade dos seus parceiros e da sociedade em geral e, com isso, gerar lucros cada vez maiores e mais seguros. Com a prática da ética, as empresas afastarão os riscos de se verem envolvidas em escândalos capazes de macular as suas reputações, ou de se sujeitarem a condenações judiciais cujos valores se agigantam no mundo inteiro.

Nesse livro, o autor desvenda muitos aspectos da ética das empresas e oferece ao leitor conceitos e temas para reflexão aplicáveis aos relacionamentos dessas organizações com seus clientes, fornecedores, concorrentes, empregados, autoridades e sociedade em geral.

A prática da ética não é obtida pela simples vontade e determinação dos controladores e administradores das empresas. Ela só pode ser alcançada através da implantação de um programa, como o que se encontra detalhadamente descrito no livro, que engloba desde a eleição dos princípios e adoção de um código interno até a luta contra os concorrentes antiéticos.

O livro destina-se aos profissionais de todas as formações cientificas que interagem no mundo dos negócios: administradores, economistas, engenheiros, advogados, publicitários e muitos outros.

Os professores e estudantes também encontrarão aqui material do seu interesse, explicando em detalhes, com exemplos e casos para estudo.



Código de Ética



 

 

Autora: ARRUDA, Maria Cecilia Coutinho
São Paulo, Negócio Editora, 2001

Ainda corremos o risco de ouvir antigas expressões como "esse é o mundo dos negócios" como se ele fosse algo desassociado do comportamento que queremos para nossos filhos. Mas, felizmente, essa e outras frases que tratam um comportamento mais ético como algo piegas, ingênuo, vêm se dizimando em virtude de uma mudança de comportamento. E, como toda mudança, essa também é longa e requer uma vigilância acompanhada, pois existem muitos obstáculos e tentações no caminho.

Todas serão suplantadas e quem superar esta fase mais rapidamente terá uma dupla vantagem. A primeira e mais importante traz benefícios intrínsecos, ou seja, pessoas se relacionando com a própria empresa de forma muito mais efetiva e prazerosa. A segunda, também significativa, ajuda a consolidar a imagem da organização.

A professora Cecilia Arruda, uma das mais incansáveis guerreiras da ética no Brasil, analisa o papel e a importância de se ter um código de ética que norteie as ações da empresa.



A Melhor Maneira de Fazer Negócios.



 

Autor: SOLOMON, Robert
São Paulo, Negócio Editora, 2000


A ética nos negócios é uma contradição? Certamente não, diz Robert Solomon. Ele afirma que a ética é precondição para qualquer iniciativa de longo prazo nos negócios, e que a excelência deve ser fundamentada nos valores que nos são mais caros.

Com base em seus 20 anos de experiência como consultor de ética para grandes empresas, Solomon esclarece neste livro as difíceis opções éticas com que todas as pessoas de negócios se deparam de tempos em tempos.

Ele apresenta uma abordagem aristotélica de questões éticas, lembrando-nos que uma empresa - assim como um indivíduo - está inserida numa comunidade, e que seus valores, como a imparcialidade e a honestidade, só ganham significado quando transformados em ação. Os valores acompanhados da ação tornam-se virtudes, e estas possibilitam os bons relacionamentos na empresa.

O mundo dos negócios atual, se não estiver fundamentado em valores partilhados, confiança e benefícios mútuos, irá se desfazer.

Convicto de que a virtude e o lucro devem florescer juntos, Solomon examina as formas pelas quais os valores deficientes destroem os negócios, e põe por terra mitos arraigados que encorajam práticas antiéticas.

Concluído com o catálogo das virtudes que objetiva ilustrar a importância da integridade em qualquer situação nos negócios ou numa empresa, este livro oferecerá muita sabedoria tanto para o gerente de um pequeno empreendimento quanto para o executivo de uma grande empresa às voltas com questões éticas.


Ética Empresarial. Posturas responsáveis nos negócios, na política e nas relações sociais



Autor: Robert Henry Srour
Editora: Campus

"Discorre de forma clara, direta e objetiva sobre um assunto insuficientemente abordado no âmbito dos cursos de Administração de Empresas. Discute a ética empresarial sob a perspectiva da responsabilidade social da empresa, em função da forte pressão competitiva que caracteriza o ambiente de negócios.

A moral não exige apenas reflexão. Nos dias de hoje, converte-se em padrão-chave de gestão empresarial e chega a presidir o pensamento e a ação do empresário e do gestor. Os dirigentes ficam expostos a questões de natureza moral de forma inescapável quando decidem de forma estratégica qual é a melhor maneira de ajustar recursos e objetivos às oportunidades de negócio.

De igual modo, executivos e técnicos, que lidam com aspectos comportamentais ou relações interpessoais, certamente tirarão bom proveito da leitura deste texto. Principalmente aqueles que integram as áreas sensíveis da empresa tais como as de Marketing, Relações Públicas, Compras, Vendas, Finanças, Contabilidade e a área Jurídica.

Tudo indica que este livro será referência obrigatória nos cursos de Administração, em nível de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu, e interessará a todos os profissionais que desenvolvem atividades em organizações públicas e privadas".

Geraldo Luciano Toledo
Professor Titular, FEA/USP




<< Anterior 1   2   3   4   5   6   ] Próxima >>



 
Untitled