|
A Ética no Direito e na Economia
|

|
Coordenador: Ives Gandra Martins Editora Thomson
Entre as definições de Ética, destaca-se "Ciência que tem por objetivo o julgamento de apreciação enquanto ele se aplica à distinção do bem e do mal." (Delta Larousse) Distinguir o bem do mal, o justo do injusto, o certo do errado, eis a missão precípua da Ética, sem a qual não é concebível uma sociedade evoluída. Este livro, escrito por autores de renomado prestígio e saber, vem trazer significativa contribuição ao debate sobre a Ética na atualidade. Em muito será útil para a vida acadêmica, em que, com satisfação, cresce o interesse sobre tema de tal magnitude, acerca do qual a sociedade em geral não se furta de refletir.
|
|
Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica
|

|
Autores: ARRUDA, Maria Cecilia Coutinho de WHITAKER, Maria do Carmo RAMOS, José Maria Rodriguez São Paulo, Editora Atlas, 2001
Este livro distingue-se de outras recentes publicações na área por apresentar um enfoque do movimento de humanização das empresas. A obra é dirigida tanto para estudantes e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos de Ética Empresarial e Econômica, como para professores, por fornecer ampla bibliografia, facilitando a elaboração de um curso de ética.
Diante da ausência de material publicado no Brasil sobre esse tema, os autores preocuparam-se em oferecer uma fundamentação ética para o estudo e a atividade empresarial e econômica.
Por estarem ligados a uma instituição voltada para a Ética, o CENE-FGV-EAESP (Centro de Estudos de Ética nas Organizações, da Fundação Getulio Vargas - Escola de Administração de Empresas de São Paulo), os autores proporcionaram aos leitores a possibilidade de interagirem com eles e com a entidade, para tecer comentários, participar de atividades e esclarecer dúvidas.
|
|
|

|
Lobos, Julio São Paulo, Instituto da Qualidade, 2003
O autor, com seu peculiar estilo, analisa acontecimentos da vida real empresarial e desperta no leitor a curiosidade de verificar se a ética e os negócios são conciliáveis. O trabalho do autor revela sua profunda cultura, seus conhecimentos filosóficos e sua capacidade de aplicar a filosofia à prática do homem comum. Cita personagens de caráter exemplar, que tiveram a coragem e a determinação de privilegiar a conduta ética.
|
|
|

|
Autor(a): Maria Amalia Bernardi Editora Negócios
O que é ser uma ótima, uma excelente empresa para trabalhar? Responder a esta pergunta é o objetivo deste livro - e a autora vai respondê-la com base na sua experiência pessoal. Maria Amália Bernardi tem vivido nos últimos nove anos bem de perto as questões ligadas ao ambiente de trabalho. Primeiro como editora da revista Exame, depois como diretora de redação da revista Você S.A., e em seguida criando o Guia Exame - As Melhores Empresas para Você Trabalhar. E finalmente, ajudando empresas a melhorarem com a sua própria consultoria.
Os dez capítulos que compõem este livro mostram os elementos que são os que realmente impactam o ambiente de trabalho e pesam a ponto de um profissional querer ou não ficar na organização. Eles valem para qualquer tipo de empresa, de qualquer tamanho ou setor, e até mesmo de qualquer país. Ao fim de cada capítulo, há uma súmula dos pontos principais ali apresentados. E também exemplos de empresas, do Brasil ou de outros países, que revelam o que elas estão fazendo para buscar e reter este ativo tão precioso - profissional de qualidade.
|
|
Manual de Gestão de Pessoas e Equipes
|

|
Coordenação : Gustavo e Magdalena Boog Editora Gente São Paulo, 2002 Volume II
Trata-se de obra que contém todo e qualquer assunto relacionado a recursos humanos escrito e coordenado pelos mais conceituados empresários, consultores e acadêmicos do âmbito nacional. Com 43 capítulos, este volume busca mapear e atualizar, de forma fácil e abrangente, os diversos assuntos inter-relacionados.
|
|
|

|
Autor: Roberto Patrus Mundim Pena Centro Universitário FUMEC FACE Editora C/Arte Belo Horizonte - M.G -2003
Este livro reúne o trabalho de investigação e dois artigos realizados pelo autor durante o seu Doutorado em Filosofia, pela Universidad Complutense de Madrid.
|
|
A ética nas empresas :Maximizando resultados através de uma conduta de ética nos negócios
|

|
Autor: Francis J. Aguilar Tradução: Ruy Jungmann. Jorge Zahar Editor, 1996 196p
Uma atuação ética na condução dos negócios pode ser fonte de lucros, é o que afirma Francis J. Aguilar, professor titular de administração na Universidade Harvard.Neste livro, o autor mostra como implantar programas éticos em empresas, visando desestimular desvios de conduta e contribuir para a excelência administrativa. Baseando-se em pesquisas realizadas em diversas empresas norte -americanas, Aguilar mostra como atitudes anti-éticas podem prejudicar seriamente um empreendimento, gerando punições legais, má publicidade e irreparáveis danos nas relações com a clientela.
|
|
Manual de Gestão de Pessoas e Equipes
|

|
Autor: Gustavo e Magdalena Boog São Paulo, Editora Gente, 2002
O Manual de gestão de pessoas e equipes, representa o resultado de uma reflexão profunda sobre o tema, feita por especialistas, incluindo as melhores práticas adotadas para atendimento das demandas na área de recursos humanos.
Publicação resultante da parceria entre a Associação Paulista de Recursos Humanos (APARH) e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), com texto oficial do Sistema Nacional de Recursos Humanos.
Destaca-se o capítulo 27, intitulado Balanço Social, escrito por Peter Nadas.(Veja entrevista por ele concedida à este site). Tem o objetivo de divulgar para os gestores de talentos humanos das empresas o processo de balanço social. Expõe a filosofia em que se fundamenta, as origens e a história de sua evolução. Discute as diversas abordagens atuais e levanta os conflitos que gera. Oferece técnicas e modelos para a sua implantação. Conclui que o Balanço Social é verdadeiro instrumento de transformação da sociedade.
|
|
Ética na Política e na Empresa
|

|
Autor: Humberg, Mario Ernesto São Paulo, Editora CLA, 2002
ÍNDICE DOS ARTIGOS
O livro reúne artigos sobre variados assuntos, sendo que alguns temas mereceram especial atenção do autor: ética, política e comunicação. O último corresponde à atividade exercida pelo autor, à qual se dedica há pelo menos trinta e cinco anos. A ética porque o autor acredita que a vida e a atuação de cada um deve ser pautada por valores e a política porque nela está a origem e a solução dos problemas do País.
O autor explica, na apresentação do livro, que reúne apenas artigos ligados à ética, que, desde a década de 70, vem sendo objeto de suas leituras, reflexões, palestras e, depois dos anos 80, de trabalhos profissionais, porque felizmente vem ocorrendo um interesse crescente por ela.
Os títulos dos artigos são muito sugestivos, justificando-se a menção a alguns deles: - Ética empresarial é necessária no Brasil; - Ética empresarial ficou subdesenvolvida; - Ética nos negócios; - Ética empresarial; - Estabelecendo programas de ética empresarial; - Ética empresarial e competitividade; - Ética empresarial e o consumidor; - Furtos e ética nas empresas; - Certificações ISO e ética empresarial; - O significado do balanço social; - Ética e responsabilidade social.
|
|
Ética na virada do milênio - busca do sentido da vida
|

|
Coordenadores: MARCILIO, Maria Luiza RAMOS, Ernesto Lopes São Paulo, Editora LTr, 1999.
Trazemos a lume nova tiragem (Segunda Edição) do livro "Ética na Virada do Século - Busca do Sentido de Vida", com os textos atualizados dos autores anteriores e ainda enriquecida, com a participação de novas achegas temáticas, em diferentes áreas do conhecimento.
* A 1ª edição do livro intitulava-se "Ética na Virada do Século - Busca do Sentido da Vida", São Paulo, Editora LTr, 1997
|
|
<< Anterior
[
1
2
3
4
5
6
]
Prxima >>
|
|