Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      SALA DE LEITURA

Humanizar a Administração com Sabedoria e Competência

Editora Qualitymark

O livro, além de apresentar novos conteúdos não contemplados nos compêndios de administração disponíveis no mercado, apresenta a novidade do livreto Pensamentos para o Agir Ético, que acompanha a obra. É um instrumento de consulta na complexa tarefa de tomar decisões administrativas, sempre respeitando a dignidade humana e buscando os menores custo e risco. É o primeiro texto nacional que aborda a tridimensionalidade da administração e que se aprofunda na análise da complexa questão social do trabalho humano, ao analisar a postura da administração frente à doutrina social da Igreja, no que diz respeito à axiologia e à humanização do trabalho humano, sempre na reta intenção de minimizar, cada vez mais, os conflitos entre capital e trabalho, desencadeados por uma frenética corrida tecnológica.


Ética e Internet : uma contribuição para as empresas

Autores: Lourdes Maria Silva Freitas
             Maria do Carmo Whitaker
             Mario Gaspar Sacchi
 
 Editora DVS

“O valor desta obra se mede pela profundidade do tema e respectiva abordagem. Destaca a Ética primeiramente no ser humano, desde os filósofos da Antiguidade grega aos modernos, ocupados com a essência espiritual e racional traduzida em comportamento exterior. Tudo isso se resume na afirmação clara dos autores de que não é a pessoa jurídica que possui princípios e valores éticos, mas a pessoa natural que a cria. Depois, o estudo objetivo, pesquisado e refletido sobre a conduta hodierna, focada na atividade empresária – de inestimável relevância neste mundo globalizado – e na Internet –  principal meio de informação, comunicação e formação. A todo momento se identifica a preocupação com a ética na medida em que os princípios da cultura da empresa são voltados para as pessoas que nela laboram. Tão substancioso trabalho esclarece os neófitos e deleita os iniciados. Viva!”

João Teixeira Grande, advogado, presidente da sessão deontológica do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP,  professor universitário.


Revista Filantropia

A Revista Filantropia surgiu em julho de 2002 com o objetivo de atender às necessidades de todos os que atuam socialmente e precisam se manter atualizados. Com tiragem é de 10 mil exemplares por edição e conteúdo focado no Terceiro Setor, no voluntariado e na responsabilidade social, a publicação tem como lema ajudar aqueles que “doam seu tempo e disposição à mais nobre das causas”, segundo um dos editores, Marcio Zeppelini.

Além de informar, o veículo fornece instruções úteis sobre como formar uma entidade, gerenciar capital e recursos humanos, mobilizar recursos, estimular a comunicação e muito mais. Outro ponto forte e principal diferencial da Revista Filantropia é a seção Legislação, que traz textos explicativos sobre leis, decretos e medidas provisórias relacionadas ao setor, com vocabulário acessível e de fácil entendimento para todos.

Maiores Informações: www.revistafilantropia.com.br


Ética e Responsabilidade Social nos Negócios

Autores:
Editora Saraiva

Editora Saraiva Adele Queiroz, Alexandre Jorge G. Cardoso, Andréa Alcione de Souza, Antonio Rodrigues Alves, Armindo dos Santos de Souza Teodósio, Benilson Borinelli, Elvira Cruvinel Ferreira Ventura, Jorge Bezerra Lopes Chaves, Letícia Helena Medeiros Veloso, Lilian Mara Aligleri, Patricia Almeida Ashley, Paulo Rogério dos Santos Lima, Roberto do Nascimento Ferreira 2 Edição | 2005 | Brochura 368p. | Cód.: 167870 | ISBN: 850205067

Esta nova edição corrobora a posição de vanguarda que a obra conquistou logo em sua primeira impressão. Com novos textos, conceitos e casos, está ainda mais moderna e didática, de modo a trazer para o leitor o estado da arte na área.

O norte do livro continua sendo, contudo, fugir da visão tradicionalista, mercantil ou puramente filantrópica, mostrando o papel estratégico da responsabilidade social nos negócios, alicerçado em exemplos e casos reais ocorridos no Brasil.

Depois de diversas tiragens e intensa colaboração de alunos, professores e profissionais brasileiros, a segunda edição espelha a evolução do conceito no Brasil.

Para aquisição do livro contatar: Editora Saraiva: www.saraivauni.com.br


Filosofia e Ética na Administração

Autor: João Augusto Máttar Neto
Editora Saraiva

1 Edição | 2004 | Brochura 408p. | Cód.: 143182 | ISBN: 850204292

Filosofia e Ética na Administração é uma obra única no mercado brasileiro, em sua proposta de explorar os pontos de comunicação entre os universos da filosofia, da ética e da administração. Um de seus grandes destaques é a aplicação da filosofia e da ética na vida das organizações de forma clara, didática e completa. O livro aprofunda-se de maneira agradável e acessível em algumas questões mais complexas, levando o leitor a refletir e a compreender melhor não só o mundo dos negócios, mas também a sociedade que o cerca e a si próprio.

O livro tem também o mérito de trazer de volta para o debate da teoria da administração, assim como de introduzir no debate filosófico, as idéias de Chester Barnard e Mary Parker Follett, “filósofos da administração” importantíssimos mas que foram esquecidos e ignorados na história das idéias e da administração.

Para aquisição do livro contatar: Editora Saraiva: www.saraivauni.com.br


La conquista de las virtudes en la empresa

Autor: Patricia Debeljuh
Editora Temas

Este livro apresenta o grande desafio das organizações. Trata-se de conseguir que os valores morais contidos em um código de ética não fiquem esquecidos em uma gaveta, mas passem a configurar a ação das pessoas na medida em que se proponham conquistar virtudes.

Falar de virtudes é falar da excelência das pessoas. Um conjunto de homens e mulheres comprometidos com a ética dará lugar a uma organização, também, comprometida com os valores morais. Este empenho não é uma tarefa isolada de cada indivíduo, mas de toda a empresa que, como comunidade de pessoas, haverá de procurar que todos aqueles que estejam de algum modo a ela vinculados, começando por seus próprios empregados, alcancem seu desenvolvimento moral e contribuam para a consolidação de uma cultura corporativa que favoreça a atuação ética.

Para alcançar esta meta, os códigos de ética constituem excelente bússola que assinalam o ponto de chegada e orientam a rota. "La conquista de las virtudes en la empresa" revela como os documentos formais de ética podem ser um caminho para a formação moral dos altos executivos e colaboradores, que lhes permita melhorar sua qualidade humana e desenvolver autentica liderança, baseada em valores morais.

Para aquisição do livro contatar: Editorial Temas: www.editorialtemas.com
email: info@editorialtemas.com


Ética na Gestão de Pessoas - Um visão prática

Autor: Flavio Farah
Editora EI-Edições Inteligentes

A razão pela qual o autor decidiu escrever sobre esse tema é que muitos livros, artigos e discussões sobre ética empresarial tratam apenas de dois tipos de conduta: as atividades da empresa que afetam seu público externo - consumidores, fornecedores, governo e comunidade - e os atos dos funcionários que atingem a empresa. Existe, porém, um terceiro tipo de relacionamento que tem a mesma importância que os dois primeiros mas que recebe bem menos atenção dos estudiosos. É a conduta da empresa em relação a seus empregados. O livro busca preencher essa lacuna.

A obra apresenta normas práticas de conduta para empresas e organizações em geral que queiram tratar seus funcionários com respeito e justiça. Aborda a ética na gestão de pessoas de um modo prático porém fundamentado na teoria.


Administração e os Novos Paradigmas

Autor: Ediberto Tadeu Pedroso
Editora Qualitymark

A intenção desta obra é conscientizar as bases empresariais de que o caminho que está sendo trilhado pelo pensamento da administração é o da valorização do homem, sem o que não será possível usar humanamente todos os recursos para promover, de forma contínua e equilibrada, o desenvolvimento da sociedade.

O texto destaca, também, que uma das peculiaridades da Administração é o estudo do comportamento humano. Além disso, como a Administração é uma ciência multidisciplinar, as contribuições de outras ciências que estudam o comportamento humano valorizam a ação do homem em seu meio.


Responsabilidade Social no Varejo: conceitos, estratégias e casos no Brasil - Juracy Parente Coordenador


Autores:
Ana Maria de Marchi, Carla Duprat, Fanny Terepins, Helio Mattar, Hideaki “Dai” Iijima, Juracy Gomes Parente, Luiz Carlos de Macedo, Marcel Fleischmann, Paulo Castro, Roberta Cardoso, Rosangela Quilici, Valdemar de Oliveira Neto (“Maneto”), Vandreza Freiria, Wellington Nogueira 1 Edição | 2004 | Brochura 184p. | Cód.: 150257 | ISBN: 850204721

Este é o primeiro livro de responsabilidade social especialmente dedicado ao setor varejista. Nele estão relatados os conceitos, as estratégias e as práticas de responsabilidade social de empresas varejistas dos mais variados portes e estágios de atuação, que vão desde os excelentes esforços das micro, pequenas e médias empresas, até as iniciativas mais amplas das grandes empresas e entidades do varejo brasileiro.

O objetivo desta publicação é oferecer conhecimento conceitual e prático do setor varejista brasileiro, apresentando perspectivas estratégicas de atuação social, na visão de diversos especialistas brasileiros no campo da responsabilidade social, visando inspirar, estimular e ajudar o desenvolvimento do varejo socialmente responsável


A Ética na Empresa Familiar

Autor: João Bosco Lodi
Thomson Learning


Entre os temas inéditos aqui abordados destacam-se os seguintes: Código de Ética entre Familiares e Outros Sócios; A Crise da Empresa Familiar; Planejamento Patrimonial e Transferência das Fortunas; O Papel da Mulher como Sócia, Herdeira e Sucessora; Metodologia de Diagnóstico; Crepúsculo dos Fundadores; os Príncipes Herdeiros




<< Anterior 1   2   3   4   5   6   ] Próxima >>



 
Untitled