Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      SALA DE LEITURA

BenchMais  - As 85 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil

Publicado pela Mais Projetos Corporativos em parceria com Ruschel & Associados Marketing Ecológico e a Agência Envolverde, “BenchMais”. Reúne os 85 cases selecionados nos últimos quatro anos pelo Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro com o objetivo de compartilhar experiências com atual e futuras gerações de gestores.

Os casos abordam 10 áreas temáticas da gestão socioambiental corporativa: energia, recursos hídricos, resíduos, gases e poluentes, educação e comunicação ambiental, ferramentas e políticas de gestão, manejo e reflorestamento, desenvolvimento de novos produtos, proteção e conservação e arranjos produtivos.

Além dos 85 casos resumidos e dos 15 casos detalhados e ilustrados, “BenchMais” reúne 12 artigos de autores convidados para abordar diferentes questões relacionadas ao processo benchmarking.
Com prefácio exclusivo de Paulo Nogueira Neto, um dos idealizadores do conceito de “desenvolvimento sustentável” enquanto integrante da Comissão Bruntland nos anos 80, o livro foi organizado por Adalberto W. Marcondes, Marilena L.Lavorato e Rogerio R.Ruschel.

Atravessando fronteiras, o livro será apresentado a públicos técnicos em 4 capitais internacionais num período de 15 dias, além de São Paulo: Innsbruck, Áustria; Washington, Estados Unidos; Lisboa, Portugal; e Cidade do México, México.




Ética na vida das empresas. Depoimentos e Experiências

Coordenação de Maria do Carmo Whitaker

Em Ética na Vida das Empresas. Depoimentos e Experiências, a professora e advogada Maria do Carmo Whitaker apresenta-nos entrevistas e ensaios de empresários, dirigentes e professores de administração, economia e jornalismo, para ressaltar o impacto da Ética no mundo dos negócios e analisar a gestão ética, a responsabilidade social, a sustentabilidade das instituições e relevantes temas sobre a vida empresarial.

Como profissional, desenvolve treinamento para incentivo à cultura ética nas organizações, implantação de códigos de ética, criação e funcionamento de comitês de ética, análise de conflitos e desvios de conduta, discussão e reflexão sobre Ética etc., além de ampla divulgação de obras e textos específicos em seu Portal sobre Ética Empresarial.

Carlos Aurélio Mota de Souza, advogado, professor universitário, livre docente em Direito pela UNESP, magistrado aposentado no Estado de São Paulo.





Rumo à Ecossocioeconomia– teoria e prática do desenvolvimento

Autor: Ignacy Sachs
Organizador: Paulo Freire Vieira

Ignacy Sachs tem sido um dos principais e mais fecundos protagonistas do debate sobre o desenvolvimento sustentável e includente iniciado no mundo e no Brasil pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo em 1972.

Este volume contém uma seleção dos seus mais importantes ensaios e artigos, oferecendo uma imagem da evolução do seu pensamento - de Estocolmo, passando pela Cúpula da Terra, até os nossos dias. A coletânea enfatiza a necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento, baseado numa abertura simultânea da economia à ecologia humana, à antropologia cultural e à ciência política contemporânea. Essa aspiração está expressa no projeto de constituição de uma ecossocioeconomia - termo cunhado por Karl William Kapp, economista de origem alemã e um dos mais brilhantes inspiradores da ecologia política dos anos 1970.

A obra apresenta a Bibliografia completa de Ignay Sachs. Inédito


Administrador - Perfil e formação

Autor: Orlando Barbosa Rodrigues
Editora: Corifeu

Administrador: Perfil e Formação é o resultado de um trabalho investigativo sobre o processo de formação do administrador de empresas.

Trata-se de ampliar os horizontes tanto no aspecto da formação profissional, quanto em relação à formação intelectual, cabendo às instituições formadoras investir na assimilação dos conteúdos científicos e no desenvolvimento da capacidade de pensar, como facilitador do desenvolvimento das habilidades inerentes à profissão de administrador.

Dessa forma, a questão mais pontual evidenciada neste livro é a qualidade do ensino na sala de aula, isto é, até que ponto a didática do professor se realiza coerentemente com o que sugerem as diretrizes curriculares, o projeto pedagógico e os planos de ensino.


O Banqueiro dos Pobres

Autores: Muhammad Yunus e Alan Jolis
Tradução: Maria Cristina Guimarães Cupertino
Editora Ática

Em 1976, o economista Muhammad Yunus - nascido há 60 anos onde hoje é Bangladesh, país vizinho à Índia - era ainda um professor universitário.
Naquela ocasião, Yunus realizou a primeira e decisiva experiência de sua vida: emprestou 27 dólares a cada artesão de um grupo de 42 em dificuldades.
Com a iniciativa, Muhammad Yunus lançou as bases do conceito de microcrédito e do banco que fundaria, o Grameen.



Motes x Provérbios uma Reflexão sobre a Arte de Viver

Autor: Ediberto Tadeu Pedroso
Editora Ave Maria
 
Pela presença de certo humor no conteúdo dos motes e provérbios acabamos, muitas vezes e sem perceber, admitindo verdades e valores com certa distorção em seu verdadeiro sentido, passando a assimilar piadas e ditados como comportamentos a serem admitidos.
Ediberto Tadeu Pedroso conseguiu fazer um paralelo entre provérbios e motes e diferenciar o que é verdade absoluta de ditado popular, sem base de crédito para nosso comportamento.



Gestão Social, Estratégias e Parcerias

Editora Saraiva

O livro traz a temática do Terceiro Setor com profundidade conceitual e abordagem totalmente original.
Cada capítulo faz um interessante contraponto entre determinada categoria de intervenção social e um personagem do folclore nacional, estabelecendo associações que tornam a leitura rica e agradável.
Completo, traz casos, questões e exercícios divididos entre os temas do cooperativismo, empresa-cidadã, filantropia empresarial, parcerias sociais, capital humano, redes sociais, marketing social, compromisso social, trabalho multidimensional e empreendedorismo estratégico para o Terceiro Setor. Uma obra tão dinâmica quanto os temas em questão.


Ética e Excelência

Editora Record

Em ÉTICA E EXCELÊNCIA, Robert C. Solomon afirma que o capitalismo não exige só capital.
Solomon defende que a ética começa com uma boa educação e que não busca “ensinar a diferença entre certo e errado”, mas deixar as pessoas mais tranqüilas diante da complexidade moral à qual são submetidas. Este é um livro muito prático, que questiona metáforas usadas nos negócios, como competição, guerra e jogo, e sugere que o indivíduo, ao ingressar numa corporação, deve agir como um parceiro num casamento, como um cidadão.
A experiência adquirida pelo autor em décadas de consultoria e aulas ministradas em universidades fez com que conquistasse receptividade e compreensão por parte das grandes empresas e dos profissionais envolvidos com a vida corporativa.


Curso de Ética em Administração
Autores: Francisco Granizo López, Félix Ruiz Alonso e Plínio de Lauro Castrucci
Editora Atlas
 

Este livro está dirigido especificamente ao ensino. O texto começa dando ênfase aos fundamentos éticos de pessoas e prossegue aplicando-os no campo da administração de empresas. A busca de uma base teórica segura para o curso conduziu os autores à ética clássica, uma linha de pensamento que perdura há 2.500 anos, desde Sócrates, cultivada especialmente no Ocidente.

O texto das duas primeiras Partes do livro percorre esses fundamentos éticos que são comuns a todos os povos e culturas, e desenvolve o estudo das conhecidas virtudes clássicas: prudência, justiça, fortaleza e temperança - as chamadas virtudes morais.

A Parte III expões os recentes mas já consagrados princípios da Ética Social: dignidade da pessoa, direito de propriedade, primazia do trabalho, primazia do bem comum, dever de solidariedade e princípio da subsidiariedade.

Nas últimas partes o texto contempla uma visão crítica dos sistemas macroeconômicos das empresas, bem como as ferramentas formais de que dispõem as organizações para bem aplicar em seus ambientes os princípios éticos (os Códigos de Ética, as auditorias, a norma S.A. 8000 e outras). Aborda ainda o preparo do administrador e homem de negócios para suas freqüentes e importantes questões de cunho ético.

Por se tratar de obra didática, os capítulos deste livro compõem-se de um texto teórico seguido de questões para fixar conceitos, breves leituras, selecionadas na literatura ética, e um caso ou tema, geralmente do âmbito empresarial para debate.


Pensamentos para o agir ético

Editora Qualitymark
 

Considerando que o homem se reconhece como um ser ético ao agir segundo os critérios do bem e do mal e não apenas pelos critérios do lucro e do prazer, este livreto contém pensamentos criteriosamente selecionados que podem ser utilizados como um guia prático e útil na complexa tarefa de tomar decisões administrativas.

Permite, ainda, particularmente em ambientes onde há pluralismo de pensamentos, gerar um saudável debate, tanto para novatos no campo da administração quanto para gerentes experientes que estão em busca de informações atualizadas, possibilitando, assim, uma sólida formação de opinião própria, sempre norteada por máximas especificamente selecionadas para o uso profissional.




<< Anterior 1   2   3   4   5   6   ] Próxima >>



 
Untitled