Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      SALA DE LEITURA

A Nova Alma do Negócio

Autor: Tom Morris
Ed. Campus
Ano 1998

“Tom Morris escreveu um livro de leitura obrigatória para todos os que querem extrair o potencial ilimitado de uma organização, seja ela pública ou privada. O maior mérito de A nova alma do negócio é reconhecer que os grandes filósofos da antiguidade eram sobretudo homens práticos, objetivos e profundos conhecedores da natureza humana”.
( William S. Stavropoulos)


Terceiro Setor - Temas polêmicos 2

Organizador: Eduardo Szazi
Ed. Peirópolis/ SP
Ano 2005

O livro objetiva apoiar o desenvolvimento de novas estratégias pata o campo social e lançar luz sobre questões obscuras da regulação do terceiro setor no Brasil.
Trata-se de leitura indispensável para administradores, gestores, advogados, consultores, especialistas, estudantes e cidadãos preocupados com o desenvolvimento social sustentável


Terceiro Setor - Temas polêmicos 1 

Organizador: Eduardo Szazi
Ed. Peirópolis/ SP
Ano 2004

A proposta do livro é promover debates sobre questões que afetam cotidianamente a vida das organizações sem fins lucrativos.
Para discutir essas questões polêmicas foram convidados jovens talentos do direito que possuem rica trajetória no terceiro setor.


Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade de Nações

Iniciativa: Anne Louette
Editora:  AntaKarana Cultura, Arte e Ciência, 112 páginas

O Compêndio, de autoria de Anne Louette,  reúne práticas de indicadores de sustentabilidade mapeadas em diversos países como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Suíça, França, Holanda, Butão e Brasil, que devem servir para que a própria sociedade civil, governos, empresas e instituições avaliem suas condições econômicas e socioambientais e se inspirem neles para construir seus indicadores locais. O objetivo é que as ações públicas e privadas tenham como foco principal a sustentabilidade do planeta e o bem-estar do ser humano.
São 25 indicadores econômicos alternativos e complementares às métricas do PIB, que incorporam novas medidas de sustentabilidade econômicas, ambientais, sociais, éticas e culturais, além da inclusão de parâmetros de avaliação da felicidade/qualidade de vida. Só assim se pode construir uma base para decisões políticas e a criação de estratégias que permitam enfrentar o atual estado de escassez e insustentabilidade do planeta.
O Compêndio foi concebido para estar em processo constante de atualização, com download gratuito em português e inglês, no site www.compendiosustentabilidade.com.br.

Anne Louette - Administradora especialista em gestão de Conteúdo na área de Sustentabiliadde contato@compendiosustentabilidade.com.br
Distribuição gratuita do PDF no site www.compendiosustentabilidade.com.br
Contato tel (11) 9977-0176


Ética no Ambiente de Trabalho

Autora: Márcia Cristina Gonçalves de Souza
Editora: Elsevier

"Este livro revela com clareza que a ética não está na empresa, pessoa jurídica, mas sim, nas pessoas físicas que a integram. Recheando de inúmeros casos concretos de vivências relacionadas aos dilemas éticos que envolvem o ambiente de trabalho, sua autora é corajosa. Coloca o dedo na ferida e descortina a realidade humana desenvolvida nas organizações. Mostra as grandezas e ao mesmo tempo as vilezas do ser humano. E o faz com simplicidade e franqueza, proporcionando uma leitura muito agradável, além de despertar a curiosidade do leitor, já que relata casos verídicos e atuais". (Maria do Carmo Whitaker)


Supervisão - Conceitos e Capacitação

Autores: Samuel C. Certo
Editora: McGraw-HillInteramericanado Brasil

Voltado ao ambiente de trabalho atual em constante mudança, este livro prepara os estudantes para lidar com as variáveis organizacionais modernas, tais como a diversidade da força de trabalho, a nova estrutura organizacional e a influência da tecnologia na gestão, entre outras. Discute o conceito de supervisão e fornece habilidades necessárias para sua aplicação prática. Enfatiza o papel crítico do supervisor em uma organização e o orienta para o sucesso como líder. Por meio dos diversos exemplos, que retratam desafios diários e reais, demonstra as habilidades necessárias à supervisão, transmite dicas da linha de frente e ensina a atuar em todos os setores de uma organização.


Ética nas empresas

Autores: Eduardo Soto Pineda e José Antonio Cárdenas Marroquín
Editora: McGraw-HillInteramericanado Brasil

Este livro destaca o que acontece no atual panorama dos negócios de uma perspectiva global e contemporânea, em um mundo marcado por uma economia de mercado dominante e por uma crescente e feroz concorrência. Numerosos exemplos e casos ilustram e analisam os valores e as condutas que permitem solucionar dilemas éticos e assumir responsabilidades de maneira efetiva no ambiente empresarial e social. Com casos detalhados e definições precisas sobre os conceitos éticos, são demonstradas as principais áreas de preocupação e as alternativas de ação com base nos princípios e valores éticos que beneficiam toda a sociedade, as empresas e a própria economia. Conduz não somente os estudantes, mas a comunidade empresarial e política a tomar consciência de sua atuação e responsabilidade frente a um ambiente cada vez mais complexo e diversificado.


Verdade Radical no Trabalho

Neste livro, o psicólogo Rubens Costa proporciona ao leitor a oportunidade de fazer uma reflexão, compreender e implementar táticas de mudanças sobre comportamento ético no trabalho, centrado especialmente na decisão de dizer sempre a verdade absoluta nos relacionamentos.

O autor com expressiva vivência de mais de 30 anos em relacionamentos, com diferentes níveis de trabalhadores, associado a estudos e pesquisas apresenta, de forma bastante didática, o processo da Verdade Radical no Trabalho.

O caminho trilhado pela verdade absoluta, sem qualquer desvio, é uma saída para o desenvolvimento pessoal em qualquer tipo de trabalho.
Ser autêntico substitui com vantagens a postura usual de “parecer ser” diante de pressões cotidianas na busca de geração de resultados positivos.

O teórico desconforto pessoal dá lugar ao real conforto de manter relacionamentos sinceros e objetivos.

O autor, a partir de um balanço sobre comportamentos reais inadequados na sociedade em geral e nas organizações, aponta as causas e os efeitos destes tipos de atitude e propõe uma forma de comunicação centrada na Verdade Radical no trabalho.


Empresas na Sociedade Sustentabilidade e Responsabilidade Social

A missão deste livro é oferecer uma visão geral dos principais debates e fornecer ao leitor elementos para fazer uma análise crítica da Responsabilidade Social das Empresas (RSE).

Com a globalização, a transformação do papel do Estado e a consolidação do capitalismo em suas diversas formas como sistema quase hegemônico no mundo, o papel das empresas privadas para o bem-estar das sociedades onde atuam passa a ter uma conotação diferente.

As empresas nos últimos anos ganharam poder econômico e político, e são agentes importantes de mudanças econômicas, ambientais, políticas e sociais, que podem ser positivas ou negativas. Elas já são alguns dos maiores entes econômicos do mundo. Governos sozinhos não são capazes de regulá-las efetivamente. Daí surge a necessidade de outros tipos de regulação, via mercado, sociedade civil e organizações internacionais. O livro tenta entender de que forma estão se criando estes mecanismos de regulação.

Ao mesmo tempo, as empresas têm percebido sua importância na sociedade, e buscam mudar a maneira de se relacionar com ela, incorporando ações das esferas sociais, políticas e ambientais, que não faziam parte de seu vocabulário até pouco tempo. Assim, o livro tenta mostrar como as empresas têm respondido às demandas de maior responsabilidade social.


Compêndio para a sustentabilidade -
Ferramentas de Gestão de Responsabilidade Socioambiental
 

Esta obra reúne ferramentas de 33 países com o objetivo de ampliar a adoção de práticas de RSE (Responsabilidade Social Empresarial) à cultura e sistemas de gestão de pequenas, médias e grandes organizações de vários portes e todos os três setores sem exceções (esferas públicas, privadas e organizações não-governamentais).A grande novidade é que a obra foi, também, foi editada virtualmente e pode ser acessada no site http://www.institutoatkwhh.org.br/compendio/.




<< Anterior 1   2   3   4   5   6   ] Próxima >>



 
Untitled