【丰胸效果】胸部是女性的丰胸产品重要生理特征之一。胸部的健康与美观,直接影响到女性的丰胸外在美与内在美。然而,由于体质与生活习惯的差异,东方女性普遍存在或多或少的胸部问题。其中就有75%以上的女性表示粉嫩公主酒酿蛋丰胸需要丰胸才能使胸部更美观。如何丰胸?因此女孩胸部怎样变大,成了小胸女人最关心的话题丰胸方法

Ética Empresarial
 
Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CDIGO DE TICA
  CONEXES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  TICA E NEGCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE TICA

      ARTIGOS


O que é importante aqui?

 

Cynthia Maria Cirillo Jobim *


Está acontecendo tão rapidamente, que mal dá tempo para refletir. Uma nova maneira de fazer negócios está surgindo. As empresas têm sido obrigadas a mudar e desenvolver mecanismos para assumir responsabilidades morais com todos os agentes envolvidos nas suas operações. O fenômeno, de tão radical, está trincando a própria definição de empresa: o que era visto como entidade puramente econômica passou a representar um organismo de múltiplos propósitos.


À medida que cresce a complexidade do cenário, aumenta o risco que as organizações correm de enviar sinais confusos para seus funcionários, estabelecendo critérios e prioridades dissociados de sua estrutura e seus reais princípios e práticas. Assim como as organizações devem ser entendidas a partir do contexto externo, é necessária também uma análise dos processos sociais que dão estofo ao ambiente interno.

Foi com essa preocupação que realizei recentemente uma pesquisa 1, com o apoio da Fundação Getulio Vargas, para estudar o clima ético das organizações que têm programas de responsabilidade social. Clima ético é um importante componente da cultura e do ambiente interno. Ele representa a percepção compartilhada dos empregados sobre os padrões éticos – valores, práticas e procedimentos – da empresa, e como eles são aplicados no relacionamento entre os indivíduos dentro da organização e na interação dela com os seus stakeholders. Reflete tanto o conteúdo moral das decisões -- o que deve ser feito – quanto o processo e a prática de tais decisões -- como deve ser feito.

A análise dos dados mostrou que o clima ético das empresas pesquisadas é significativamente acima da média. Sugere que organizações com programas de responsabilidade social experimentam níveis mais altos de comprometimento dos empregados com os diversos stakeholders. Isso parece coincidir com o caminho das empresas éticas.

Interessante notar que, entre as empresas pesquisadas, os níveis mais altos de comprometimento ocorrem com o stakeholdergoverno/órgãos públicos, seguido dos competidores. Por outro lado, os níveis mais baixos de comprometimento ocorreram com funcionários e liderança. Não é que os dois últimos tenham sido relegados. Simplesmente os dados mostraram níveis mais baixos para eles, quando comparados aos dos demais stakeholders.

Os resultados também indicaram semelhanças significativas na análise das dimensões sistema de gestão e liderança, o que faz pensar que o aprofundamento dessas duas dimensões nas organizações poderá direcionar melhor os esforços das empresas interessadas em fazer da ética um elemento forte da sua cultura, incorporado aos objetivos empresariais de forma consistente e duradoura.

O conceito de clima ético propicia um rico e inovador debate sobre ética empresarial segundo a perspectiva dos empregados. É um contraponto necessário ao discurso pronto das empresas, pois a resposta à pergunta “o que é importante aqui?” vem dos comportamentos e ações concretas de reconhecimento e apoio aos empregados. Não vem do discurso da alta administração e nem da documentação oficial.

Dissertação (Mestrado) apresentada à Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas em janeiro de 2005.

 

* Cynthia Maria Cirillo Jobim é mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas, pós-graduada pela University of Michigan Business School, economista e administradora. Atuou por mais de 15 anos em Finanças e Recursos Humanos em diversas instituições. Foi responsável por projetos de Desenvolvimento Organizacional, Pesquisa de Clima, Planejamento Estratégico de Recursos Humanos e Qualidade de Vida. Desde 2003 é diretora da Associação Latino-Americana de Ética em Negócios e Economia – ALENE e, em 2004, estruturou a Be ethical Assessoria Empresarial, com atuação nas áreas de ética e responsabilidade social. Email: cynthia@beethical.com.br
 
Devido ao padrão da internet a formatação do artigo não segue o padrão original do arquivo. Para visualizar o arquivo original faça o download clicando aqui.

 

10/3/2005


[Verso para impresso] [Enviar para um amigo]



 
Untitled