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O papel da empresa no atual contexto social
Maurício C. Serafim*



O fim último da empresa é gerar lucro para... Para quê mesmo? Qual o propósito que deve ter uma organização econômica? Este questionamento não é simples de responder, principalmente porque estaremos lidando com crenças e valores que perpassam alguns séculos, desde o advento da Modernidade (século XVI ao XX). Se alguém me afirmar que a finalidade última de uma empresa é gerar lucro para que seu dono, no final das contas, acumule capital, ou que ela deve servir para gerar riquezas aos acionistas, diria a ele que esta idéia seria estranha para os nossos antepassados que viveram na Idade Média e na Antigüidade. De acordo com os valores daquelas épocas, o fato de se ter um empreendimento representaria uma grande responsabilidade para que a riqueza gerada servisse para a sobrevivência biológica e autonomização do ser humano em relação à natureza. A idéia da empresa como fonte de obtenção de luxos era totalmente rechaçada porque se tinha em mente que o que deveriam ser satisfeitas eram as necessidades e não os desejos.

Necessidades são limitadas exigências naturais e culturais sem os quais não sobreviveríamos sadiamente e nem seríamos membros ativos no funcionamento da sociedade. Os bens e serviços que satisfazem nossas necessidades correspondem à alimentação, abrigo, vestuário, transporte e alguns serviços elementares de apoio. Os desejos se correlacionam à aspiração do que não se possui em relação à estrutura de status, na tentativa de se expressar o nível pessoal. Diferentemente das necessidades, os desejos são ilimitados. Neste sentido, eles nunca poderão ser satisfeitos.

Na economia pré-moderna a unidade produtiva tinha uma clara função social, que era a de satisfazer as necessidades da família, e com o excedente, as da sociedade. Nesta época, não havia pessoas que passassem fome, a não ser em casos de pragas que dizimassem colheitas inteiras e que, dessa forma, comprometia toda uma comunidade. A figura do faminto em meio a uma sociedade abundante é uma criação moderna.

E é na Modernidade que há uma mudança significativa no papel da empresa. O indivíduo, que em outras épocas se subordinara à comunidade como um ser existencial, surge como princípio e valor, alegando para si o critério da organização da sociedade. Neste contexto, o empreendimento é visto não mais como detentor de uma função social, mas de uma função cujo centro está o indivíduo, com suas necessidades e, principalmente, com seus desejos. A produção, por sua vez, se voltara totalmente para o mercado, e será ele, que daqui por diante, quem escreverá as regras do jogo da vida. O preceito continua o mesmo até os dias de hoje, "satisfazer as necessidades" das pessoas, que em nosso tempo se chamam clientes ou consumidores. Contudo, o significado é totalmente modificado. Não se busca as necessidades, que são limitadas, mas os desejos, qualitativamente ilimitados. Se realmente a economia atribuísse a si "satisfazer as necessidades", estaria voltada mais para os excluídos do que para os mais ricos. Em outras palavras, onde se escreve "satisfazer as necessidades do cliente" se deve ler "satisfazer os desejos das pessoas que podem pagar".

O entendimento desse aspecto da economia é importante para que a responsabilidade social das empresas seja discutida com seriedade. Minha esperança é que este tema resgate a dimensão esquecida dos empreendimentos econômicos: a função efetivamente social. Função que elas necessariamente devem possuir se almejamos um Brasil melhor.



*Maurício C. Serafim, Professor do curso de Economia da Unesc - Criciúma (SC)
E-mail: mcserafim@yahoo.com.br
 
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10/12/2003


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