【丰胸效果】胸部是女性的丰胸产品重要生理特征之一。胸部的健康与美观,直接影响到女性的丰胸外在美与内在美。然而,由于体质与生活习惯的差异,东方女性普遍存在或多或少的胸部问题。其中就有75%以上的女性表示粉嫩公主酒酿蛋丰胸需要丰胸才能使胸部更美观。如何丰胸?因此女孩胸部怎样变大,成了小胸女人最关心的话题丰胸方法

Ética Empresarial
 
Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CDIGO DE TICA
  CONEXES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  TICA E NEGCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE TICA

      ARTIGOS


Responsabilidade Social: Uma questão de estratégia empresarial *



O ambiente empresarial tem visto nos últimos anos um crescimento muito grande na discussão de temas relacionados à Ética, Responsabilidade Social, e Governança Corporativa. Além dos escândalos sobejamente conhecidos que tem levado a grandes empresas a desaparecerem do mercado, há um sentimento partilhado e mais profundo sobre a necessidade de transformação da sociedade. A organização empresarial é o agente mais dinâmico da sociedade, em conseqüência, não podemos deixar a empresa fora deste processo.

Como a empresa pode contribuir decisivamente neste processo de transformação, mantendo-se competitiva e sustentável, é o grande desafio a vencer.

Os temas que nos preocupam, estão absoluta e definitivamente ligados à criação de uma Identidade Empresarial, desta forma deveremos encontrar um ponto de partida sólido para incorporá-los à visão estratégia integrada da organização, e não como temas de oportunidade ou conveniência.

Responder a pergunta: Como queremos que nossa organização seja reconhecida como participativa, ética e socialmente responsável? Implica um maduro processo de busca de consenso, definição de prioridades, indicadores de evolução, comunicação, verdadeira participação interna e externa com todos os públicos da empresa onde a função de R. H. assume um rol fundamental.

A atividade humana, e por conseqüência, a empresarial, sempre tem uma dimensão ética. O "agir ético" não será uma simples ação produtiva, mas, necessitará sempre de uma especulação, de uma ação refletiva, que oriente as ações diante de escolhas ou caminhos a seguir. Esta reflexão terá como referenciais o conjunto de valores que podemos identificar como "saber ético".

Será importante reconhecer sempre esses dois elementos - saber e agir ético - que se complementam e enriquecem mutuamente. Em qualquer ação não se referir ao saber ético poderá nos orientar a uma solução relativista - qualquer decisão poderá ser boa ou má, dependendo das circunstancias - ou utilitarista - tomar uma decisão em função da utilidade pessoal -.

No intuito de demonstrar o compromisso com a sociedade e seus públicos, muitas empresas vêm elaborando códigos de conduta ou ética, que podem se converter em um poderoso instrumento contrario à própria empresa no caso de que esses públicos, interno e externos, não possam constatar a coerência entre o discurso e a pratica, entre o código e as ações concretas.

Um eficaz processo de reflexão ética na empresa implica a adoção de algumas praticas claramente definidas e conhecidas por todos os colaboradores.

A criação de um ambiente ético permite compreender e implantar um processo de Responsabilidade Social Corporativa, que como tal, esteja integrado na visão estratégica da empresa, e por meio do qual a mesma tem consciência e assume as responsabilidades de sua gestão, nos campos econômico, social e ambiental, na cadeia completa de suas atividades, mantendo um permanente dialogo com todos os agentes interessados.

Prestar contas: disponibilizar de forma oportuna, correta e transparente as informações da gestão empresarial que tem impacto na sociedade, se converte em um dos desafios da empresa que quere ser perene e conquistar a confiança e fidelidade de seus clientes. E isto vai muito além de oferecer bons produtos e serviços.

Este enfoque não se aplica a determinadas empresas conforme seu tamanho ou área de atuação, é aplicável a todas as empresas, de todas as áreas e de qualquer tamanho, desde a micro empresa até a grande corporação transnacional, pois, todas formam parte da sociedade.

O mercado, como expressão da sociedade, está cada dia mais consciente e critico das atitudes empresariais, e disposto a "premiar" ou "condenar" praticas éticas e socialmente responsáveis, ou sua negação. Da mesma forma também, os investidores analisam cada vez com maior atenção a forma na qual as empresas realizam seus lucros e oferecem retornos a seus acionistas e investidores.

Nenhuma das considerações feitas sobre a empresa partiram da "coisa", senão do homem, sujeito e objeto de sua razão de ser, ser humano com sua dignidade e personalidade própria, indivisível e específica.

Somente serão duradouras neste século as empresas que saibam criar uma nova sociedade, as organizações empresariais que possam ser reconhecidas como ética, social e ambientalmente responsáveis, por isso, esta discussão não é uma questão de moda, trata-se de uma necessidade de estratégia empresarial.


*Alberto Perazzo - Presidente da Fides - Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social.
Contato: alberto.perazzo@fides.org.br

Devido ao padrão da internet a formatação do artigo não segue o padrão original do arquivo. Para visualizar o arquivo original faça o download clicando aqui.

11/9/2003


[Verso para impresso] [Enviar para um amigo]



 
Untitled