【丰胸效果】胸部是女性的丰胸产品重要生理特征之一。胸部的健康与美观,直接影响到女性的丰胸外在美与内在美。然而,由于体质与生活习惯的差异,东方女性普遍存在或多或少的胸部问题。其中就有75%以上的女性表示粉嫩公主酒酿蛋丰胸需要丰胸才能使胸部更美观。如何丰胸?因此女孩胸部怎样变大,成了小胸女人最关心的话题丰胸方法

Ética Empresarial
 
Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CDIGO DE TICA
  CONEXES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  TICA E NEGCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE TICA

      ARTIGOS


Ética do Papai Noel
Há poucos dias, num shopping center da Zona Sul da cidade de São Paulo, frequentado por consumidores das mais variadas classes socioeconômicas, o “sonhado” Papai Noel recebia abraços, beijos e ... pedidos!
  Uma criança, encantada com a possibilidade de vê-lo “de verdade”, aproximou-se dele e ouviu:
- Meu filho, o que você quer de Natal?
- Um robô, Papai Noel!
- Ah, você vai ganhar, sim! Ro, ro, ro! ...
A criança saiu feliz desta conversa.
A mãe, que ouviu o diálogo, sentiu-se indignada com a promessa feita ao garoto. Pensou: Qual será a ética do Papai Noel? As suas promessas podem ser sempre cumpridas?
Foi pesquisar o preço do dito robô, vendo o sonho da criança, mais intenso pela ingenuidade de acreditar no “Velhinho”.
Verificou que se tratava de uma quantia fora de suas possibilidades.
Promessas enganosas? Ou irrefletidas?
O episódio faz pensar no desrespeito à criança, por sua inocência; e aos pais, pela situação em que foram colocados.
Ao contratar o “Papai Noel”, o estabelecimento com certeza visa ao maior volume ou faturamento com vendas. Finalidade compreensível nesta época do ano. No entanto, como os fins não justificam os meios, não seria ético orientar o Papai Noel a não alimentar a ilusão das crianças, não fazendo promessas nem sempre realizáveis?
Respostas como: “Vou ver se encontro...”, “Vou ver se consigo...”, ou outras mais criativas não assegurariam aos pais a compra de um presente acessível, sem frustrar o menino? Pela oportunidade do Natal, certamente gerariam vendas, mesmo que não fossem de robôs.
O oportunismo, visto por alguns como estratégia, do ponto de vista da ética empresarial pode constituir uma injustiça grave. É diferente oportunidade de oportunismo. Alimentar a esperança do robô se tornou uma tática oportunista.
Se acalentar sonhos infantis é apenas um instrumento de marketing, como explicar às crianças que elas estão fora da realidade, quando o acesso aos produtos ou serviços não é viável?
Que “ginástica mental” os pais têm que fazer para evitar uma grande decepção? O robô pode se tornar uma idéia fixa, “porque o Papai Noel falou”. 
No limite, o Papai Noel terá que deixar de existir, porque o Papai Noel não pode enganar. Seria crueldade obrigar as crianças a interromperem os sonhos a que têm direito.
Por ética, o Papai Noel deveria deixar felizes filhos e pais... com paz!
 
(#) Profa. Dra. Maria Cecilia Coutinho de Arruda, LPEC
Membro do GEES – CRASP
Diretora – Hetica Treinamento Empresarial
Presidente ALENE – Associação Latino-americana de Ética, Negócios e Economia
 
14/12/2016


[Verso para impresso] [Enviar para um amigo]



 
Untitled