Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      NOT�CIAS


26/06/2008 - Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro firma parceria com a FNQ – FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE
O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, uma iniciativa independente e supra-representativa de fomento a sustentabilidade fecha parceria com a FNQ – Fundação Nacional da Qualidade para a inclusão dos cases Benchmarking em seu Banco de Boas Praticas.
 
A FNQ - Fundação Nacional da Qualidade é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão, criada em 1991 por 39 organizações, privadas e públicas, cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência da Gestão para organizações de todos os setores e portes. Entre suas varias ações, administra um Banco de Boas Práticas com aproximadamente 500 praticas de excelência das varias áreas da gestão empresarial, e, é considerado o maior Banco de Boas Praticas do país. Já o BBPG (Banco de Boas Praticas Gerencias) do Programa Benchmarking congrega 111 praticas exclusivas da gestão socioambiental Empresarial.
 
O programa Benchmarking Ambiental Brasileiro em seus 06 anos de existência colecionou números significativos de adesão: 111 cases selecionados de 91 instituições dos 03 setores da economia, localizadas em 12 diferentes estados da federação. Contou com 50 especialistas em sua comissão técnica e mais de 60 apoiadores institucionais com atuação nacional e internacional. Lançou em 2007, a publicação “BenchMais, as 85 melhores práticas em gestão socioambiental do país” em parceria com o Instituto Envolverde e R&A Marketing Ecológico e distribuiu gratuítamente 5 mil exemplares às principais universidades e entidades representativas do Brasil e de Portugal
 
A IMPORTANCIA DAS BOAS PRáTICAS PARA ALIAR COMPETIVIDADE A SUSTENTABILIDADE
 
Para a FNQ e o Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro, a parceria estabelecida permitirá ampliar o raio de ação e atingir maior numero de empresas e gestores, e por conseqüência, promover o desenvolvimento técnico gerencial estimulando a adoção das boas práticas para a melhoria do desempenho ambiental e aumento da competitividade das organizações.
 
“A FNQ acredita que uma prática é uma boa prática quando se leva em conta o contexto e a organização em que ela é aplicada. Assim, o que pode ser considerado boa prática para uma empresa, pode não ser tão adequada à outra. A troca de experiências entre as organizações que participam desse esforço contribui então para que, a partir das diversas experiências, busquem-se práticas que possam ser adequadas, caso a caso”. afirmaMarcelo Marinho Aidar, Superintendente de Premiação e Aplicações do MEG (Modelo de Excelência da Gestão Organizacional) da Fundação Nacional da Qualidade.
 
A Coordenadora do Programa Benchmarking e Diretora Mais Projetos, Marilena Lino de Almeida Lavorato informa:“A excelência do conhecimento socioambiental aplicado que empresas e gestores Benchmarking desenvolveram é o maior patrimônio que dispomos para construção de um desenvolvimento baseado em tecnologias, processos e soluções sustentáveis. Esta é a contribuição do Programa Benchmarking, identificar estes gestores e instituições e compartilhar este conhecimento, e, a parceria que estabelecemos com a FNQ, amplia o raio de ação fazendo chegar a mais instituições e gestores este valioso patrimônio”.
 
PROGRAMA BENCHMARKING E UMA NOVA CIDADANIA EMPRESARIAL
 
A comissão técnica 2008 do Programa Benchmarking, congrega participações de especialistas nacionais e internacionais, que acreditam que competividade e desenvolvimento sustentável caminham juntos e que o programa Benchmarking é uma ferramenta de promoção para uma nova cidadania empresarial baseada nos princípios da sustentabilidade. 
 
Antonio Victor Carreira de Oliveira, Membro da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) e European Sustainable Development Network, de Portugal e também integrante da comissão técnica 2008 afirma,  “O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é um importante contributo para a demonstração das práticas empresariais em prol da sustentabilidade. É  uma ferramenta de promoção para nova cidadania empresarial”.
 
Já para Cristiane Iata, responsável pelo Benchmarking para Excelência do IEL/SC - Instituto Euvaldo Lodi, Sistema FIESC de Santa Catarina e integrante da comissão técnica 2008, “Um processo de benchmarking está completo quando as práticas de excelência são analisadas pelas empresas e, depois disso, implementadas resultando num aumento da competitividade. Iniciativas como as propostas pelo Benchmarking Ambiental Brasileiro ajudam a mostrar que desenvolvimento sustentável e aumento de competitividade podem caminhar lado a lado”.
 
Para integrar o Ranking Benchmarking e compartilhar uma pratica de excelência socioambiental é necessário inscrever um case de boas praticas até 31/07/2008. Para conhecer o regulamento e fazer a inscrição, visite o Hot Site: http://www.benchmarkingbrasil.com.br
 
26/6/2008


[Versão para impressão] [Enviar para um amigo]



 
Untitled