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Responsabilidade Social e o Varejo
 Roberta Cardoso *
 
 
As mudanças climáticas e os problemas sociais têm sido utilizados como justificativa para exigir de várias organizações – ONG’s, empresas e governo – a proposta de soluções. A Responsabilidade Social Empresarial foi a forma que as empresas encontraram para responder a este chamado, o que faz deste tema um elemento importante na gestão dos negócios. No entanto, apesar de muito falada, poucos entendem realmente o que é Responsabilidade Social.

Neste artigo pretendo esclarecer o conceito de responsabilidade social, mostrar como este se aplica tanto a grandes como a pequenas empresas e citar os benefícios que as empresas obtém mediante a adoção de uma gestão que contém elementos de responsabilidade social.

O que é Responsabilidade Social?

Responsabilidade social é uma forma de gestão em que o empresário busca um resultado mais amplo: Além do lucro, as atividades da empresa devem gerar resultados positivos nos aspectos ambientais e sociais. Para atingir este objetivo a empresa deverá se relacionar de forma ética e transparente com os diversos públicos com os quais ela interage, ou seja, funcionários, proprietário, fornecedores, clientes, governo, comunidade e meio ambiente, entre outros.
 
Devido à amplitude desta proposta pode ser perigoso dizer que uma empresa é, ou não, socialmente responsável. Afinal, como classificar uma empresa envolvida com questões relativas ao público interno (gerando emprego, renda, educação, e dando oportunidade para deficientes e aprendizes), mas que não se preocupa com o impacto ambiental de suas atividades?

Sendo assim, para avaliar o grau de envolvimento da empresa é importante verificar como este assunto está inserido na gestão, sendo indispensável a coerência das ações. O ideal é que a responsabilidade social conste tanto na visão e missão da empresa como nas práticas diárias do negócio. Resumindo, a Responsabilidade Social pode ser vista como uma nova forma de se fazer negócios!
 
Responsabilidade Social é só para empresas grandes?
 
Quando o assunto é Responsabilidade Social logo lembramos de alguma ação realizada por uma grande empresa. No varejo não é diferente, aqui também temos muitos exemplos de iniciativas e investimentos feitos no campo da Responsabilidade Social dentre eles destacamos: C&A, Boticário, Pão de Açúcar e Yázigi.

Contudo, nem só de grandes ações vive a responsabilidade social. Muitas vezes são pequenas iniciativas, multiplicadas pelo país, que fazem a diferença. Quero convidá-los a conhecer algumas histórias que fizeram diferença:
 
Na pequena cidade de Paripiranga (BA), o proprietário de uma microempresa do ramo automobilístico promoveu e mobilizou outros varejistas da região para realizar a arborização da cidade. O trabalho foi duro, mas após 6 anos, o Sr. José Carlos Santana Filho alcançou o objetivo de arborizar toda a cidade de 26.880 habitantes, proporcionando benefícios para a população, para o meio ambiente e para a imagem da Santana Auto Peças.
 
Quando o assunto é saúde, devemos nos inspirar no exemplo da Pharmativa, farmácia de manipulação localizada em Conselheiro Lafaiete(MG). A farmacêutica proprietária da loja veriifcou através de dados da Secretaria Municipal de Saúde o alto índice de pessoas contaminadas por verminose. Esta realidade era tão grave que já começava a afetar o desempenho escolar dos alunos da rede pública. Decidida a mudar esta realidade a Sra. Maria Consolação de Oliveira Sousa, com a ajuda de muitos parceiros – realizou exames e tratamento das crianças matriculadas nas 36 escolas públicas da cidade, beneficiando cerca de 10.000 crianças.
 
Para melhorar a auto-estima de seus funcionários e motivá-los para o trabalho, o Sr. Heitor Cortes Netto, da Padaria Saint Germain (Curitiba-PR), presenteia todas as novas funcionárias – inclusive as que não tem contato com o público - com um kit de maquiagem da Boticário. Como este muitas vezes é o primeiro kit de cosméticos a que estas mulheres tiveram acesso, elas tem a opção de fazer um curso para aprender a utilizar corretamente os produtos. Como resultado o Sr. Heitor conta com funcionários mais motivados e comprometidos com sua empresa.
 
Lição de preservação de recursos nos dá a Sra. Roseli Steiner Hang, proprietária de uma confeitaria em Joinville-SC. Preocupada com o impacto das sacolinhas plásticas que distribuía diariamente aos seus clientes, Roseli resolveu oferecer a eles a possibilidade de carregar suas compras em sacolas permanentes- feitas de tecido. Com parcerias junto ao SENAI, escolas e outros estabelecimentos varejistas a empresária conseguiu mobilizar seu bairro para esta proposta e ela, e alguns parceiros, ofereceram descontos aos clientes que utilizassem a sacola de pano. Esta é sem dúvida uma iniciativa que está inserida na gestão da pequena Confeitaria Sementes da Terra, diminuindo os gastos com sacolas plásticas e com o lixo gerado e aumentando a conscientização da população deste local para as questões ambientais.
 
Paulo Costa, franqueado que tem duas lojas do Mc Donald’s em Jundiaí, viu na contratação de aprendizes uma forma de ter acesso a funcionários motivados e com elevado grau de treinamento. Através da adesão a um programa da Prefeitura Municipal de Jundiaí, Paulo passou a oferecer vagas para jovens completarem a aprendizagem em suas lojas. Além dos benefícios já mencionados – treinamento, motivação e recrutamento feito pelo programa – a cidade de Jundiaí teve outro benefício: a participação de Paulo e outros varejistas proporcionou a extinção das crianças de rua que antes abordavam os clientes nas portas das lojas.
 
Estes são apenas alguns exemplos de como os pequenos podem contribuir para mudar a realidade em que vivemos. Você poderá conhecer detalhes destes e outros 220 projetos no banco de práticas da FGV, basta acessar o site http://www.fgvsp.br/cev/premio.
 
Quais os benefícios gerados pela prática da Responsabilidade Social?
Como mencionado no início deste texto, a Responsabilidade Social tem como objetivo a construção de um mundo melhor, onde os negócios possam ser realizados sem comprometer os recursos naturais e humanos hoje existentes. Contudo, observando as empresas que já vêm apresentando práticas consistentes de Responsabilidade Social (RS), observamos os seguintes impactos no desempenho das mesmas:
 
Melhoria da imagem da marca – Este é um dos principais benefícios oferecidos pela RS. Mesmo donos de pequenos estabelecimentos têm notado que quando adotam ações que demonstram cuidado com a comunidade esta retribui passando a zelar pelo bem-estar de seus negócios. Lembre-se que a marca está sendo construída a cada nova interação entre a empresa e aqueles que se relacionam com ela – clientes, fornecedores, concorrentes, por exemplo.
 
Maior fidelidade dos clientes - Pesquisas demonstram que alguns clientes vêem a prática da responsabilidade social empresarial com bons olhos e buscam premiar as empresas que tem outros objetivos além do lucro. O inverso também acontece, ou seja, cresce o número de consumidores que punem as empresas que se preocupam apenas com seus resultados econômicos gerando problemas ambientais ou sociais.
 
Maior acesso ao mercado – A responsabilidade social já vem sendo adotada por grandes empresas que têm incentivado, tanto fornecedores como clientes, a adotar esta nova forma de gestão. A RS já tem sido utilizada como critério de classificação de fornecedores, favorecendo aqueles que já adotam esta nova forma de gestão.
 
Diminuição dos custos – O uso racional de recursos, a reutilização de materiais e a reciclagem de resíduos podem significar uma redução dos custos ou, inclusive, uma nova fonte de recursos - este é o caso da reciclagem do papel. O uso racional de embalagens, água e energia elétrica pode trazer diminuições imediatas aos custos operacionais da loja.
 
Aumento do desempenho dos funcionários – Empresas que investem em práticas de responsabilidade social beneficiam-se com um melhor desempenho de seus funcionários. O trabalhador valoriza a empresa, pois percebe que não é só ele que está sendo beneficiado pelas atividades da empresa – através de seu salário – mas a sociedade como um todo. Esta postura também afeta a rotatividade de funcionários, que é muito alta no setor varejista. Com a diminuição da rotatividade também caem custos de recrutamento, seleção e treinamento.
 
Melhor entendimento e relacionamento da empresa - A empresa que inclui a responsabilidade social em sua gestão passa a estabelecer diálogo com diversos públicos. Esta comunicação faz com que a empresa conheça, e se adapte, de maneira mais rápida às novas demandas. Esta habilidade de adaptação permite que a empresa tenha melhores condições de superar as dificuldades encontradas nas operações diárias de sua empresa fazendo com que seu negócio tenha um melhor desempenho.
 
Como vocês puderam ver nos argumentos e casos citados, a aplicação da Responsabilidade Social na sua empresa pode trazer benefícios para a sociedade e para seu negócio. 



Roberta Cardoso - Doutora em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Coordenadora Técnica do Programa de Responsabilidade Social no Varejo da FGV, Coordenadora do Grupo de Ética e Sustentabilidade do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP) e Instrutora do Instituto Ethos.
 
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11/2/2008


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