Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CÓDIGO DE ÉTICA
  CONEXÕES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  ÉTICA E NEGÓCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTÍCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE ÉTICA

      MONOGRAFIAS


Código de ética: Um fator de sucesso da organização

Sylvio de Moraes Sanches *


SUMÁRIO :1. Unindo o útil ao agradável 2. Levantando as pistas 2.1 Moral=ação versus Ética=reflexão 2.2 Ética – Uma visão clássica 2.2.1 Os Sofistas 2.2.2 Sócrates 2.2.3 Platão 2.2.4 Aristóteles 2.2.5 Ética Cristã Medieval 2.2.6 Ética Moderna 2.2.7 Ética Contemporânea 2.2.8 Psicanálise e Ética 2.3 A Ética do Sistema Capitalista 2.4 Ética – Uma visão holística 2.5 Ética no contexto organizacional 2.6 Código de Ética 2.6.1 Um Conceito 2.6.2 Relevância na organização 2.6.3 Tópicos predominantes de um Código de Ética 3. Seguindo os vestígios 3.1 Pesquisa documental 3.1.1 Amostra documental 3.1.2 Análise de dados 3.1.2.1 Quadro 1 – S takeholders 3.1.2.2 Quadro 2 – C ompliance 3.1.2.3 Quadro 3 – Critérios 3.1.3 Resultados 3.1.4 Discussão dos resultados 3.2 Pesquisa de campo 3.2.1 Amostra 3.2.2 Análise de dados 3.2.3 Resultados 3.2.4 Discussão dos resultados 4. Elementar 5. Referências bibliográficas 6. Apêndice 6.1 Apêndice A: Roteiro para as entrevistas 6.2 Apêndice B: Transcrição das entrevistas 7. Anexos 7.1 Anexo A: Código de Ética do BANCO ITAÚ S.A 7.2 Anexo B: Código de Ética do BANCO DO BRASIL S.A 7.3 Anexo C: Código de Ética da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

 

Sinopse

Este estudo objetiva apresentar, a partir de uma investigação fundamentada da ética, os pilares básicos que devem nortear a elaboração de um código de ética que realmente cumpra com a sua finalidade principal, qual seja, agregar valor à organização. Nos dias de hoje, é de conhecimento notório a importância da ética no contexto das organizações, bem como a forma como ela está inserida e exerce influência no comportamento individual, nas relações de trabalho e no relacionamento externo com os clientes. O estudo da ética, além de bastante controverso, devido aos mais diversos enfoques e interpretações que enseja, remonta aos primórdios da Filosofia Antiga, tendo sido objeto dos escritos de Sócrates e Platão, dentre outros.
Desta forma, para se chegar aos elementos que necessariamente devem compor um código de ética, após estabelecer a necessária diferenciação entre ética e moral, é fundamental que se proceda a um exame criterioso destes conceitos basilares que permeiam a História da Filosofia. Em seguida, é apresentado um estudo sobre a obra de Weber, onde ele aborda importantes aspectos relacionados à ética capitalista e suas consequências. Pretende-se ainda, interpretar uma visão diferenciada e integral da ética abordada por Boff, até chegar à questão ética no contexto organizacional,tópicos estes investigados em importantes obras atuais da literatura científica sobre o tema em questão. Acrescenta-se ainda neste trabalho, uma pesquisa documental, na qual são analisados códigos de ética de algumas instituições financeiras e uma pesquisa de campo, efetuada a partir de entrevistas com empregados de uma determinada organização. Enfim, a abordagem abrangente do tema , resultante dos trabalhos de pesquisa realizados que vêm a compor este estudo, o credencia como fonte de consulta para futuros trabalhos acadêmicos.

 

Clique aqui para download da monografia completa.
25/4/2006


[Versão para impressão] [Enviar para um amigo]



 
Untitled