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Mario Ernesto Humberg *


Site - Até que ponto é possível mudar comportamentos e atitudes de pessoas que trabalhavam em locais que não prezavam a ética e passam a trabalhar em empresas que desenvolvem a gestão da ética, oferecendo treinamentos a seus colaboradores?

Mario Ernesto Humberg - Com raras exceções, as pessoas gostam mais de trabalhar em organizações éticas, porque se sentem mais seguras, mais estimuladas e mais respeitadas. Assim, a adaptação é geralmente fácil e deve começar a ser feita no processo de integração da pessoa à nova empresa. Para isso, é necessário a existência de um Código escrito e de uma apresentação dos valores e dos procedimentos da nova organização, com a possibilidade de levantar questionamentos e dúvidas no ato, ou depois.

Site - Como consolidar a cultura ética de uma empresa?

Mario Ernesto Humberg - As empresas que têm um programa de ética precisam fazer periodicamente (anualmente é o ideal) uma atualização e rediscussão dos procedimentos, envolvendo todos seus colaboradores, que vão incorporando de maneira crescente os valores adotados pela organização, consolidando assim a cultura ética.

Site - A flexibilidade ética sempre foi uma norma, a esperteza um valor. Como reverter esta afirmação para resgatar a integridade do cidadão brasileiro?

Mario Ernesto Humberg - Ética é como água, corre de cima para baixo. Por isso, é necessário que os exemplos venham das lideranças, para que a população se sinta estimulada a agir de forma integra. Bons exemplos e sua divulgação pela mídia, ao lado de punições para quem age de forma desonesta, são a única forma de generalizar um procedimento ético da população.

Site - Na sua opinião, as empresas devem adotar e expressar posição política fazendo contribuições para partidos políticos?

Mario Ernesto Humberg - A legislação prevê o apoio de empresas e pessoas físicas às campanhas políticas, o que deve ser feito de modo transparente seguindo as normas legais. A empresa em si não deve adotar posições partidárias, mas não há nada contra seus dirigentes as adotarem, sempre tomando os devidos cuidados para não comprometer a organização. É importante, quando se dá apoio financeiro, que se explicite as razões pelas quais ele é dado a determinados candidatos.

Site - Quais as vantagens de se implantar um código de ética nas empresas?

Mario Ernesto Humberg - A implantação de um Código de Ética deve ser a consolidação de um processo que envolva todos os colaboradores da organização. Ela necessita ser complementada por canais de informação e acesso para questionamentos e obtenção de respostas e esclarecimentos. Quando isso acontece, os principais ganhos da empresa são:

  • Atração e retenção dos melhores profissionais
  • Redução de fraudes
  • Maior confiabilidade dos clientes, consumidores ou usuários, fornecedores e demais parceiros
  • Mais facilidade de acesso a recursos (financiamentos, colocação de ações)
  • Melhor aceitação social (ONGs, lideranças políticas e sociais)

Site - Como manter a ética nas relações entre a empresa e o poder público? Nesse aspecto as empresas estrangeiras podem servir de exemplo às brasileiras?

Mario Ernesto Humberg - O maior problema na ética empresarial se localiza na relação da organização com governo/políticos, que é viciada por acordos espúrios em muitos países, como é o caso do Brasil. A adoção nos códigos de conduta ou de ética de procedimentos como os previstos no anticorruption act americano ajuda nesse sentido, embora vá dificultar ou mesmo impedir os negócios com muitas áreas públicas.

Site - Como saber se de fato os programas de ética funcionam nas empresas?

Mario Ernesto Humberg - Para saber se o programa de ética funciona, precisa-se de respostas a algumas perguntas:

  • Os empregados conhecem e seguem?
  • Os dirigentes cumprem?
  • Os consumidores/clientes/usuários acreditam?
  • Os analistas, ambientalistas e outros grupos profissionais e ativistas confiam?
  • Os concorrentes respeitam?

Site - O que caracteriza a empresa ética?

Mario Ernesto Humberg - A empresa ética se caracteriza primeiramente por valores claros, explícitos e obedecidos. E também por:

  • Gestão profissional com foco em resultados
  • Respeito e estimulo aos colaboradores
  • Cumprimento das leis e normas
  • Equidade nas contratações e apoio a minorias
  • Respeito ao ambiente e à comunidade
  • Responsabilidade social e participação

Site - Quais as posturas esperadas de um profissional ético?

Mario Ernesto Humberg - O profissional ético é aquele que além de trabalhar de forma eficaz, serve de exemplo aos demais pelo coleguismo, pelo envolvimento, pela busca do bem comum, pelo respeito aos demais. Além disso, se caracteriza por abertura permanente para o diálogo e a negociação, é social e ambientalmente responsável e participa de atividades sociais como voluntário.

 

Mario Ernesto Humberg - Consultor de comunicação e de ética empresarial, presidente da CL-A Comunicações e do Instituto PNBE Desenvolvimento Social, jornalista, é Coordenador do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais, Secretário do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, conselheiro da ADVB – Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, diretor da ADEBIM – Associação de Empresas Brasileiras para Integração de Mercadose membro da International Society of Business, Economics and Ethics.
3/11/2005


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