【丰胸效果】胸部是女性的丰胸产品重要生理特征之一。胸部的健康与美观,直接影响到女性的丰胸外在美与内在美。然而,由于体质与生活习惯的差异,东方女性普遍存在或多或少的胸部问题。其中就有75%以上的女性表示粉嫩公主酒酿蛋丰胸需要丰胸才能使胸部更美观。如何丰胸?因此女孩胸部怎样变大,成了小胸女人最关心的话题丰胸方法

Ética Empresarial
 
Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CDIGO DE TICA
  CONEXES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  TICA E NEGCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE TICA

      ENTREVISTAS


 
Ricardo Chuahy *



Site - Nessa época de mudanças, a empresa pode exercer o papel de agente transformador e contribuir para a disseminação da cultura ética entre os brasileiros? Na prática como isso se concretiza?

Ricardo Chuahy - As empresas devem contribuir para a disseminação da cultura ética na sociedade. Elas devem ter valores éticos claros, divulgados entre os funcionários, clientes ,fornecedores e todos aqueles outros que fazem negócios com elas.
Esses valores éticos devem ser seguidos sem desvio mesmo que pequenos, pois quaisquer desvios estimularão outros, maiores.
Não deve haver tolerância por parte das empresas a quaisquer desvios e todas as atitudes dos que as comandam devem representar o exemplo a ser seguido.
Esses valores deverão ser constantemente citados em todas as oportunidades alem de acessíveis e visíveis a todos.As atitudes devem espelhar os valores.
A atitude e a prática valem mais que qualquer outra coisa.

Site - A empresa pode, sem lesar a ética, destacar verbas de seus orçamentos para campanhas políticas?

Ricardo Chuahy - Sim, as empresas podem destacar verbas para campanhas políticas sem lesar a ética. É claro que essas verbas destinadas a campanhas políticas deverão ser destinadas de forma clara e transparente com propósitos bem definidos.
Afinal de contas quando estamos votando em algum candidato não estamos fazendo nada diferente do que contribuir para sua eleição acreditando que ele fará o melhor por nosso interesse e pelo interesse da comunidade. Esses interesses devem, porem, ser reconhecidos como lícitos e necessários pela comunidade aonde as empresas estão situadas.

Site - Em palestra proferida durante a realização do Fórum Líder RH 2005, o senhor deu grande demonstração de firmeza ao revelar que preza uma hierarquia de valores: entre a empresa e a família, pesou mais a família. Como foi administrado esse conflito?

Ricardo Chuahy - Todas as pessoas devem ter na vida uma hierarquia de valores que seja bastante clara de forma a dirigir a tomada de certas decisões. Em meu caso, eu não me sentiria à vontade para trabalhar e render aquilo que eu posso e o que é esperado de mim caso minha família não estivesse satisfeita com a situação. Minha energia estaria dirigida a tentar faze-los felizes e não ao trabalho e, não estando felizes, eles não poderiam me dar o apoio necessário que sempre me deram para eu ser bem sucedido no trabalho.
Quando os membros de um time não estão entrosados o time perde. Quando o time perde todos sofrem as conseqüências. Esse seria o nosso resultado.

Site - Que valores devem ser cultivados na empresa? Como identificá-los?

Ricardo Chuahy - Os valores que devem ser cultivados na empresa devem desde cedo ser definidos pelos seus dirigentes.
Claro que existem aqueles valores que são obrigatórios na condução de negócios, como por exemplo honestidade, ética comercial, etc e outros, que devem ser definidos pelos associados ao negócio e que deverão então ser disseminados. Dentre esses posso mencionar a responsabilidade social, a diversidade, etc.
A identificação não é difícil mas requer um trabalho concentrado pois queremos que isso se perpetue e dirija o comportamento da empresa. Normalmente uma discussão entre os dirigentes e também os funcionários levantando o que essas pessoas pensam é uma boa medida. Após colher as opiniões de todos e filtrar os resultados devemos ter uma lista dos valores que entendemos ser importantes para as pessoas e para o negócio. Isso então deve ser incansavelmente divulgado e praticado até que passe a ser algo natural no comportamento das pessoas.

Site - Considerando a unidade e coerência que devem caracterizar a pessoa humana, qual a receita para buscar relações significativas e duradouras?

Ricardo Chuahy - A receita para buscar relações significativas e duradouras é ter um conjunto de valores éticos e morais aceito pela sociedade e aplica-los sempre, independente da situação. Isso fará com que as pessoas entendam sua coerência de atitudes e confiem que essas atitudes serão tomadas sempre em prol da sociedade.

Site - Certa vez alguém comentou que ética na empresa não existe e entre os concorrentes é utopia. O que o senhor diz?

Ricardo Chuahy - A ética na empresa existirá sempre independente dos concorrentes ou do ambiente em que a empresa se encontra.
A falta de ética não substituirá a competência na venda e entrega de um determinado produto ou serviço. Essa competência será determinante na conquista da preferencia dos clientes.
Se um negócio não for ético é melhor não faze-lo, mesmo que seja para perder temporariamente.
Eu já enfrentei casos aonde recebemos na empresa, por engano, informações que deveriam ter ido para o nosso concorrente. Pois essa informação não somente não foi lida e nem copiada, como também foi enviada ao concorrente com uma recomendação de maior cuidado com informações confidenciais.

Site - Considerando que a fonte da ética é a própria realidade, que episódios de sua trajetória profissional causaram mais impacto em sua vida ou na vida de pessoas de seu relacionamento?

Ricardo Chuahy - Ao longo do tempo em minha carreira profissional já me deparei com diversas situações inapropriadas que me marcaram e reforçaram que a atitude ética sempre leva a um final feliz.
Pessoas que fraudaram certos processos de empresas para beneficio próprio e que foram descobertas e mandadas embora ficando marcadas para sempre.
Negócios que foram perdidos por não serem lícitos e que futuramente se provaram ser maus negócios.
Pessoas com futuro promissor e grandes profissionais que tiveram que ser dispensados por assédio sexual.
Isso e muitas outras situações que são muito tristes mas ajudam a reforçar os conceitos de ética nas empresas.


Ricardo Chuahy, engenheiro mecânico, foi Presidente da Cummins Latin América, pelos últimos oito anos aonde teve a oportunidade de gerenciar negócios no Brasil como também em outros paises latinos.

2/9/2005


[Verso para impresso] [Enviar para um amigo]



 
Untitled