【丰胸效果】胸部是女性的丰胸产品重要生理特征之一。胸部的健康与美观,直接影响到女性的丰胸外在美与内在美。然而,由于体质与生活习惯的差异,东方女性普遍存在或多或少的胸部问题。其中就有75%以上的女性表示粉嫩公主酒酿蛋丰胸需要丰胸才能使胸部更美观。如何丰胸?因此女孩胸部怎样变大,成了小胸女人最关心的话题丰胸方法

Ética Empresarial
 
Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CDIGO DE TICA
  CONEXES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  TICA E NEGCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE TICA

      ENTREVISTAS


 
Lélio Lauretti*


Site - Cinco importantes entidades estabeleceram parceria para a realização do Seminário Balanço Social: diálogo, transparência e credibilidade da gestão socialmente responsável. O senhor foi muito aplaudido ao término da Palestra Magna que proferiu, sobre Ética, Governança Corporativa e Balanço Social. O excelente conteúdo desenvolvido em sua fala, encontrou pleno respaldo nas suas convicções. De onde vêm essas suas convicções?

Lélio Lauretti
- A maior de minhas convicções é que, em todos os tempos, em todos os povos e em todas as camadas da sociedade, existiu e existirá sempre um grupo de pessoas que trabalham para construir um mundo melhor. Aprendi com Ortega y Gassett que esse grupo é a verdadeira "elite", muito diferente daquela formada pelos aristocratas ou pelos detentores de qualquer forma de poder, inclusive e especialmente, em nossos dias, pelos donos de grandes fortunas. E a forma que encontrei para dar minha contribuição para esse esforço foi o trabalho profissional, como escritor, professor e palestrante.

Site - Como tem sido a adesão das empresas aos princípios da Governança Corporativa?

Lélio Lauretti - Como um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, em novembro de 1995, tenho tido a agradável experiência de verificar o crescimento da área de influência das organizações que, como o IBGC, disseminam as boas práticas de governança corporativa. É a figura da boa semente que encontra o solo fértil e produz muito. Éramos 30 associados, na fundação do IBGC, e hoje somos mais de 500. De seu lado, as empresas têm visto nas boas práticas um caminho adequado e eficaz para a sua própria valorização, para a melhoria de seu desempenho, para aumento de sua atratividade para novos capitais e, principalmente, para sua sustentabilidade. Está aí a experiência bem sucedida da Bovespa, na listagem especial de empresas com compromissos de boas práticas de governança corporativa, cujo nível mais alto é o "Novo Mercado".

Site - Como pode ser feito um balanço social levando-se em conta ações éticas e antiéticas?

Lélio Lauretti - Precisamos ter cuidado com os conceitos de "ético" e "anti-ético", para evitar os riscos da vulgarização. A rigor, podemos aplicar às empresas o mesmo conceito de "elite" referido na resposta à primeira pergunta acima: se as empresas estão contribuindo (e podem contribuir muito !) para a criação de um mundo melhor, seu relatório social será naturalmente um enunciado de ações "éticas".

Site - Qual a correspondência que deve haver entre balanço social e econômico?

Lélio Lauretti
- São duas faces da mesma moeda: a empresa economicamente mal sucedida está quase que automaticamente impedida de cumprir funções sociais relevantes. Na contramão, a empresa economicamente bem sucedida à custa de expedientes imorais, como suborno, sonegação, exploração do trabalho, competição desleal, etc., tem um "passivo social" que depõe contra sua própria existência. Qual o sentido de falar em "responsabilidade social", por exemplo, numa empresa cuja principal atividade é altamente prejudicial para a sociedade ?

Site - Sob o ponto de vista ético o consumismo excessivo pode ser considerado um desvio de conduta?

Lélio Lauretti
- Temos aqui, realmente, um problema de conflito de interesses: como pode uma empresa deixar de estimular a demanda por seus produtos ? E se o resultado for esse "consumismo", seria isso um problema criado pelas empresas ou pela cultura moderna de poder, em que os "poderosos" são os que ganham e gastam muito, no mais das vezes de maneira ostensiva ? Não parece tarefa fácil enquadrar a questão no terreno da ética. Muito diferente é o caso das empresas que deliberadamente estimulam hábitos e consumos prejudiciais à saúde física ou mental, porque estão adotando práticas claramente anti-éticas.

Site - Que aspectos devem ser abordados em um relatório de sustentabilidade e quais os seus pontos críticos?

Lélio Lauretti
- A questão central me parece ser a visão de longo prazo. Temos que reconhecer a existência de outros aspectos, como a preservação da natureza, o relacionamento construtivo com todos os parceiros, o resguardo da reputação e da imagem, mas todos eles são facetas do mesmo diamante, que é a visão de longo prazo.

Site - Pode o grau de reputação de uma empresa ser elevado mediante a implantação de processos de balanço social, relatórios de sustentabilidade, criação de códigos de conduta?

Lélio Lauretti
- Tenho certeza de que SIM.

Site - O senhor acha que a ética empresarial é uma utopia ou uma realidade a ser alcançada?

Lélio Lauretti
- Se a ética fosse utopia, o mundo já teria acabado há muito tempo... Embora a mídia tenha sua matéria prima favorita nos desastres, nos crimes, nos assaltos, na corrupção, etc., as pessoas de bem continuam seu trabalho de construir um mundo melhor, e a comunicação vai, passo a passo, se tornando a ferramenta por excelência das mutações que ocorrem na sociedade, para melhor ou pior. Nosso trabalho, como indivíduos, ou como empresas, ou como organizações sem fins lucrativos, é usar a comunicação na direção única da consagração da ética como o alicerce mais precioso de uma sociedade feliz.

 

Lélio Lauretti, economista, com cursos de especialização em Mercado de Capitais (Fundação Getúlio Vargas – S.Paulo) e Administração para Presidentes (Harvard Business School - Boston). Professor dos cursos de governança corporativa do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
22/11/2004


[Verso para impresso] [Enviar para um amigo]



 
Untitled