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Ética Empresarial
 
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Mauricio Bellodi*

 

Site - Em aulas de ética empresarial, nos cursos de graduação, há alunos que acham impossível montar uma empresa e estabelecer um negócio com ética e obter lucro. Poderia contar-nos como se deu a  fundação da empresa Bellman?

Mauricio Bellodi - A Bellman foi fundada em 1991. Eu e o Marcos Mantelato havíamos nos formado em agronomia em 1989 na ESALQ/USP. Ambos estávamos trabalhando em fazendas de pecuária e buscávamos uma alternativa de negócio próprio. Durante a graduação fizemos várias matérias optativas ligadas à bovinocultura de corte e leite. O Brasil já possuía o maior rebanho bovino comercial do mundo, mas com baixas produtividades médias de carne e leite. Vislumbramos que esta produtividade teria que crescer, e que uma melhor nutrição do rebanho seria fundamental para esta melhoria da produtividade. Ao fundar a empresa, apostamos neste crescimento e parece que deu certo. Grande parte de nossa postura ética foi herdada de nosso meio familiar, estando presente na Bellman desde a nossa fundação. Nossos 3 sócios fundadores(Mantelato, Valdo Bellodi e eu) sempre foram ardorosos defensores da manutenção da mais elevada postura ética nos negócios da empresa.

Site - Sua empresa está entre as dez maiores empresas de nutrição de bovinos do país. Qual o segredo para atingir este ranking?

Mauricio Bellodi - Creio que não há um segredo. Tivemos a felicidade de ingressar no agronegócio pecuário, que nos últimos anos cresceu a uma taxa bem superior ao crescimento médio do país. Houve também um espantoso crescimento qualitativo. A pecuária realizou e está realizando um salto tecnológico. A melhoria da nutrição dos rebanhos é um dos pilares de sustentação deste enorme avanço do setor. Com uma melhor nutrição, conseguimos uma maior fertilidade das vacas, uma maior produção de leite e um maior ganho em peso. Torna-se possível uma fêmea reproduzir mais jovem e machos e fêmeas serem abatidos mais rapidamente, encurtando o ciclo do negócio e melhorando sua rentabilidade. A Bellman tem oferecido aos seus clientes alternativas nutricionais com excelente benefício / custo, o que tem sido fundamental para a conquista e manutenção de clientes.

Site - Qual a missão, visão e valores da Bellman?

Mauricio Bellodi - Nossa Missão é “Ampliar a satisfação do pecuarista através da nutrição animal, gerando benefícios para todos os envolvidos”.
Nossos valores são: "Ética, Equipe, Inovação, Qualidade, Resultado, Relacionamento e Reconhecimento".
Nossa visão está em fase de re-definição.

Site - Como surgiu a idéia de se implantar um código de ética na empresa?

Mauricio Bellodi - Quando iniciamos a empresa em 1991, contávamos com 8 colaboradores num só local. Era muito fácil a transmissão da cultura dos fundadores para este pequeno grupo. Diariamente tínhamos um contato direto com todos. Hoje 13 anos mais tarde, contamos com uma equipe de 130 colaboradores com bases de trabalho em mais de 50 cidades de 9 estados. Esta pulverização torna mais difícil a transmissão de nossa cultura aos novos colaboradores. O nosso contato direto com cada colaborador individualmente é menor. Este novo contexto exige que utilizemos novas ferramentas de comunicação. Elaborar um Código de Conduta Ética escrito é parte de nosso esforço para transmitir as novas gerações de colaboradores uma espécie de “mapa do tesouro”, mostrando com clareza o caminho que deve ser seguido. Esta foi a razão principal para a elaboração do código. Evidentemente que o código sinaliza nossa postura para todos os envolvidos com a empresa, o que inclui clientes, sócios, fornecedores, concorrentes, meio ambiente, governo e comunidade. Entretanto, com o nosso crescimento, a capacidade de decisão e ação está bem mais pulverizada, na mão de um número cada vez maior de colaboradores. Por esta razão os colaboradores são o primeiro alvo do código. À medida que os colaboradores aplicam o código, automaticamente estamos atingindo os clientes, os fornecedores, enfim, todos os envolvidos com a empresa.

Site - Como foi desenvolvido o código de ética?

Mauricio Bellodi - O primeiro passo para o desenvolvimento do código foi dado pelos 6 sócios diretores, que colocaram individualmente no papel o que entendiam ser a ética aplicada à empresa (em 2002 admitimos como sócios 3 diretores contratados, que se juntaram aos 3 sócios fundadores). Eu coordenei o trabalho de juntar as idéias, resumi-las e agrupá-las por consumidor da empresa. Na seqüência o trabalho foi enviado para nossos 12 supervisores e mais 12 pessoas chaves do nosso operacional, que ofereceram suas contribuições. Finalmente submetemos o código a 4 especialistas no tema. A doutoranda da Pittsburg University Adele Queiroz. O Prof. A. S. Andriani da consultoria Diagrama. Os advogados Carlos Aurélio Mota de Souza e José Roberto Bottino, do Tribunal de Ética da OAB. A contribuição dos especialistas foi fundamental para aumentar a confiança no trabalho que estávamos realizando. Um ponto comum entre eles foi reforçar alguns conceitos e questionar outros. Entretanto em nenhum momento eles influenciaram no conteúdo do código.

Site - Que processos  foram desenvolvidos em sua implantação?

Mauricio Bellodi - A implantação do código propriamente dita foi iniciada com a confecção de sua versão de bolso. Esta versão foi entregue a todos os nossos colaboradores ao final das reuniões de divulgação do código. Os colaboradores assinaram um termo de adesão ao código, declarando conhecê-lo e se comprometendo a cumpri-lo. Foram enviadas cópias de bolso para todos os clientes e para os principais fornecedores, muitos dos quais nos responderam elogiando a iniciativa. O código foi incluído em nossa página da Internet no endereço http://www.bellman.com.br/condutaetica.htm

Site - Qual foi a adesão dos colaboradores?

Mauricio Bellodi - A adesão aparente dos colaboradores ao código foi muito boa. A adesão real será medida ao longo do tempo, à medida que os colaboradores cumprirem integralmente o código. O que já deu para notar após 45 dias de implantação é que não tomamos conhecimento de casos de não cumprimento do código.

Site - Como é o dia a dia do empresário que pretende implantar e desenvolver um clima ético em sua empresa?

Mauricio Bellodi - Penso que é muito parecido com o dia a dia dos demais empresários. É necessário estar bem informado em relação ao ambiente externo, ter uma visão geral de toda empresa e focar os esforços nas prioridades do momento. Creio que o mais importante é se esforçar para dar um bom exemplo de conduta ética. Como somos os principais referenciais culturais da empresa, a equipe aprende muito mais com os nossos exemplos do que com o que falamos ou escrevemos.

Site - O que recomendaria às empresas para evitar que entre seus integrantes haja desvios de conduta?

Mauricio Bellodi - É difícil recomendar uma vez que também estamos tentando encontrar o caminho. O que conseguimos enxergar até agora é que é importante deixar claro à equipe o que é uma boa conduta. Tentamos fazer isso nesta primeira versão de nosso código. Por óbvio que o contrário desta boa conduta é má conduta. Ao mesmo tempo temos deixado claro à equipe, que a má conduta é inaceitável. Está escrito com muita clareza em nossa Política de RH que a má conduta é um dos motivos de demissão de colaboradores.

Site - Que mensagem gostaria de deixar para os jovens empresários que são assediados pelos contra valores?

Mauricio Bellodi - Acho que ainda estou novo para dar conselhos... Tenho aprendido que não há jeito certo de fazer coisas erradas. O jeito certo é fazer certo da primeira vez. Este caminho que às vezes parece mais longo acaba sendo mais curto e melhor, mais duradouro.

 

Mauricio Bellodi, 36 anos, engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Diretor de RH e Relacionamento Corporativo da Bellman Nutrição Animal.
31/5/2004


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