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      ENTREVISTAS


Nessa entrevista, Antonio J. Matias, Vice-presidente Executivo do Banco Itaú S. A., fala sobre a experiência da implantação, divulgação e acompanhamento da vivência do Código de Ética no Banco. Matias é o responsável pela coordenação das áreas de Marketing, Crédito Agências e Sistemas de Gestão, Planejamento Comercial, Relações Institucionais, Serviço de Atendimento ao Consumidor e Comunicação Interna do Itaú. Engenheiro de produção, graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP - Fundação Getúlio Vargas, nosso entrevistado preside o Comitê de Ética do Banco Itaú, sendo também Vice-presidente de Programas Sociais da Fundação Itaú Social e Diretor Executivo da FEBRABAN - Federação Brasileira das Associações de Bancos.

 

Site - Soube que o Banco Itaú teve a preocupação de elaborar o Código de Ética em razão da Resolução baixada pelo Bacen (2554, de 24/09/98), que em seu artigo 4º, impõe à diretoria das instituições financeiras a promoção de elevados padrões éticos e de integridade. Sugere, ainda, o desenvolvimento de uma cultura organizacional que demonstre e enfatize a todos os funcionários a importância dos controles internos e o papel de cada um no processo. Foi de fato para atender a esta Resolução ou haviam outros motivos que conduziram à elaboração e lançamento do Código de Ética do Itaú?

Antonio Jacinto Matias - A atuação do Banco sempre foi orientada por princípios éticos continuamente enfatizados, como a integridade, a valorização do ser humano, o respeito à legalidade e a competição saudável, dentre os mais importantes. É a aplicação consistente desses princípios que nos leva a ser reconhecidos como um banco sólido e confiável, atributos que constam da Visão Itaú, estabelecida desde o início dos anos 90. Nessa mesma década, iniciamos um fértil aprofundamento dos valores que compõem nossa cultura organizacional com o objetivo de fortalecer nossa identidade cultural e nossa imagem diante do público. A redação do Código de Ética das Instituições Itaú, para garantir a divulgação consistente de tais valores e princípios ao longo do tempo, foi um dos frutos desse processo de reflexão, muito mais do que uma iniciativa visando cumprir uma norma externa.
Por outro lado, a Resolução 2554, por seu teor e importância, sempre foi vista pelo Itaú antes como uma oportunidade do que como uma obrigatoriedade, e muito contribuiu para que melhor identificássemos prioridades de aperfeiçoamento dos nossos processos.

Site - Como foi formulado o Código de Ética do Banco Itaú e que pessoas tiveram participação direta em sua elaboração?

Antonio Jacinto Matias - A Diretoria Executiva orientou a formulação inicial e a minuta resultante foi submetida a uma "audiência pública interna" da qual participou todo o quadro administrativo e gerencial, em um processo aberto e participativo. As sugestões colhidas nessas avaliações internas foram consolidadas por representantes das áreas Jurídica, de Comunicação Interna e de Auditoria e Controles Internos, resultando em nova versão aprovada por todo o Grupo Executivo e pela Presidência.

Site - Que medidas foram adotadas para se conseguir a adesão ao Código, de todos os interessados?

Antonio Jacinto Matias - Além dos tradicionais termos de recebimento, à distribuição do Código seguiram-se centenas de reuniões, em todas as áreas do Banco, para analisar, discutir e interpretar seu conteúdo e aplicações. Os módulos de treinamentos relativos a princípios éticos foram atualizados, assim como foi modernizada a política de padrões disciplinares. Foi estimulada, também, a criação de códigos setoriais para atender às especificidades de várias áreas de negócios. Por fim, a ética no Itaú constitui um programa permanente, continuamente divulgado e alimentado por canais e ações de comunicação interna destinados à orientação e ao encaminhamento de temas éticos.
Vale lembrar que o Código foi também divulgado a todos os nossos principais clientes, fornecedores e parceiros, num volume superior a 600 mil exemplares, além de ter sido publicado na Internet com livre acesso a qualquer interessado.

Site - Quando foi lançado o Código de Ética do Banco Itaú? Notaram-se algumas mudanças específicas nas rotinas normais de trabalho, ou nas condutas dos colaboradores, desde o seu lançamento?

Antonio Jacinto Matias - O Código foi lançado em dezembro de 2000. Diversas áreas fizeram ajustes em seus contratos com fornecedores e parceiros, inserindo cláusulas éticas. Em algumas áreas surgiram comitês setoriais de ética, demandando participações nessas reuniões. Quanto às condutas, notamos que houve reforço daquelas aderentes ao Código.

Site - Como é feito, na prática, o acompanhamento da vivência do Código de Ética?

Antonio Jacinto Matias - Por meio de pesquisas internas periódicas com funcionários, pelos indicadores de clima ético avaliados no Comitê de Ética e pelo acompanhamento dos canais de comunicação.

Site - Qual o papel desempenhado pelo Comitê de Ética? Como é composto, quem são seus integrantes?

Antonio Jacinto Matias - O Comitê avalia permanentemente a atualidade e pertinência do Código, determinando ações necessárias para a divulgação e disseminação dos mais elevados padrões de conduta ética dentro do Banco. Além de deliberar sobre dúvidas de interpretação do texto, assume também o julgamento de eventuais violações de maior gravidade. Independentemente da sua gravidade, todo e qualquer caso de violação é rigorosamente apurado para assegurar a justiça das decisões. Os integrantes do Comitê são Diretores, representando as áreas de Recursos Humanos, Jurídico, Auditoria, Controles Internos, Comercial e Operacional.

 


17/3/2004


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