Ética na Governança Corporativa
De 16 a 18 de julho de 2003, aconteceu o VI Congresso Latino Americano de Ética, Negócios e Economia, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. O encontro foi uma oportunidade para que profissionais preocupados em debater a ética nos negócios e governança corporativa discutissem interesses comuns e perspectivas para o futuro da América Latina. O Congresso, organizado pela Associação Latino Americana de Ética, Negócios e Economia (Alene), em parceria com o Centro de Estudos de Ética nas Organizações da Eaesp (FGV), reuniu pesquisadores e professores universitários, empresários, executivos e estudantes de pós-graduação que priorizam a ética nos negócios.
Houve perfeita integração entre trabalhos acadêmicos e de empresários que puderam debater casos práticos e demonstrar como é possível solucionar, de modo ético, questões que surgem no dia a dia das empresas.
Em meio a grande preocupação das empresas que tem crescido principalmente após os escândalos financeiros, destacou-se no Congresso o Painel dos Empresários, em que se encontraram Diretores de Empresas de diversos ramos, além do Vice-Presidente do IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, José Guimarães Monforte.
A GeckoSocioAmbiental lançou o GR® Grau de Reputação, instrumento que mensura e analisa a reputação das organizações. Rogeria Taragano, diretora da Gecko foi brilhante em sua exposição sobre "Ética e Reputação Corporativa".
Foram apresentados por seus respectivos autores, mais de quarenta trabalhos acadêmicos, que passaram pelo rigoroso crivo dos avaliadores. Versando sobre ética individual e organizacional; ética na governança corporativa; ética e responsabilidade social; ética e macro-ambiente, acadêmicos do Brasil e do exterior (Argentina, Chile, Equador e Bolívia) trocaram experiências durante as sessões transcorridas nos três dias do Congresso.
Outro painel interessante foi o dos Executivos em que Christina Carvalho Pinto, Presidente do Grupo Full Jazz Comunicação, tratou da ética no conteúdo e ambiente de comunicação. Peter Nadas, Presidente do Conselho da Fides, abordou o Balanço social como instrumento de Ética e Governança Corporativa e Julio Bin, diretor da Gecko, palestrou sobre Marketing Responsável. .
Pelas inúmeras manifestaçoes dos participantes pode-se concluir que este não foi apenas mais um Congresso, e sim um Evento que contribuiu para a difusão e aplicação da ética organizacional.
Maria do Carmo Whitaker
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