【丰胸效果】胸部是女性的丰胸产品重要生理特征之一。胸部的健康与美观,直接影响到女性的丰胸外在美与内在美。然而,由于体质与生活习惯的差异,东方女性普遍存在或多或少的胸部问题。其中就有75%以上的女性表示粉嫩公主酒酿蛋丰胸需要丰胸才能使胸部更美观。如何丰胸?因此女孩胸部怎样变大,成了小胸女人最关心的话题丰胸方法

Ética Empresarial
 
Pesquisa:
  QUEM SOMOS
  ARTIGOS
  CDIGO DE TICA
  CONEXES DE INTERESSE
  CURSO PRESENCIAL
  ENTREVISTAS
  ESTUDO DE CASO
  TICA E NEGCIOS
  MONOGRAFIAS
  NOTCIAS
  SALA DE LEITURA
  TESTE DE TICA

      ARTIGOS


Se conselho fosse bom...
 

Ediberto Tadeu Pedroso *


Utilizando a tecnologia de discernimento, em sala de aula, calcada no uso de “motes versus provérbios”, certa vez disse à classe:

Professor – Pessoal. Se conselho fosse bom...
Aluno Não seria dado, seria vendido.
Professor – Muito bem. Se conselho fosse bom, não seria dado, seria vendido. O que vocês acham! Vocês concordam com esta máxima?
Aluno – (Silêncio absoluto)...Concordo professor. E é o que todo mundo diz: se conselho fosse bom a esta altura já seriamos riquíssimos. Aliás, esta máxima é tradicional e famosíssima. Todos a conhecem.
Professor – De fato, têm razão, Este ditado é tradicional e conhecido por todos. Mas, Infelizmente quem assim pensa não sabe o que está pronunciando, porque conselho sempre foi bom, mas só deve ser dado a quem pede. Nunca dê conselhos a quem não pedir, mesmo que seja pessoa de seu mais íntimo vínculo familiar. É por isso que, no meu papel de professor, sempre estou à disposição dos alunos. Quem não me procura significa que não precisa do professor porque já entendeu e assimilou a matéria. Se há dúvidas, procurem-me. Para isso é que existem os horários de plantão dos professores. Aliás, nos meus horários de plantão raramente o aluno me procura. E é justamente nesse horário que posso dar um melhor atendimento, um atendimento personalizado, um tratamento Vip. Saibam todos que nunca irei perguntar-lhes se precisam de alguma explicação extra. Vocês é que devem procurar-me. Assim, como conselho só deve ser dado a quem pede, eventuais explicações só devem ser dadas ao aluno que pedir. Se o aluno não pedir, vou partir do pressuposto de que ele entendeu a matéria. E digo mais ainda: quem afirma categoricamente que “se conselho fosse bom não seria dado, seria vendido”, está demonstrando sua incapacidade de discernir, porque este ditado não é um provérbio. É um mote. Mote desvia a mente humana, cria confusão e contradição sobre o que é bom e o que é mal, sobre o certo e o errado. É uma inversão de valores humanos e morais. Já o provérbio é uma frase curta, bem construída, que expressa uma verdade adquirida através da experiência e que se impõe pela forma breve e pela agudez das observações. É por isso que, para cada mote deve haver um provérbio que o contraponha.
Como conselho só deve ser dado a quem pede, certa noite uma aluna procurou-me solicitando ajuda. Disse-me ela:
Aluna – Professor sou funcionária de uma organização, tenho subordinados sob meu comando, mas o meu chefe é uma pessoa insensata. Anteriormente, deu-me uma determinada orientação. Ao cumpri-la, veio repreender-me dizendo que os procedimentos que adotei estavam errados. E pior, chamou-me a atenção na frente de meus comandados. Que devo fazer?
Professor – Como não conheço a cultura organizacional da empresa, não conheço o perfil de seu superior hierárquico e baseando-me exclusivamente no que você está me relatando nestes breves minutos, sugiro manter uma conversa reservada com ele e explicar o ocorrido. Enfim utilize o diálogo para chegar a um consenso.
Aluna – Professor, o senhor não conhece a pessoa do meu chefe, todas estas sugestões apresentadas não funcionam. O relacionamento superior/subordinado com ele é muito difícil. Eu diria, impossível. Não posso contrariá-lo, porque corro o risco de ser dispensada. Atualmente preciso muito deste emprego. Então professor, o que devo fazer?
Professor – Bem, já que estas recomendações você as julga insuficientes, só resta esta única alternativa, que com certeza vai funcionar. Quando o fato se repetir, isto é, quando seu superior imediato, novamente, chamar a sua atenção em público e na frente de seus comandados por algum procedimento que ele julgar inadequado, esteja preparada para dizer-lhe de imediato, mas com suavidade: Desculpe a falha cometida e, no intuito de acertar, gostaria de saber o que o senhor faria no meu lugar?
Após uns 15 dias, procura-me novamente a mesma aluna.
Aluna – Professor ocorreu outra situação semelhante àquele que lhe contei. Meu chefe deu-me uma orientação informal. Quando eu a apliquei, novamente veio repreender-me dizendo que nunca deveria proceder daquela maneira. Foi então que me desculpei pela falha cometida e perguntei-lhe o que ele faria no meu lugar! Como ele não esperava esta pergunta da minha parte, ele ficou perplexo e meio desnorteado. Ao recompor-se assim se expressou na frente de meus subordinados:
Chefe – Façam exatamente como ela está pedindo, porque esse é o procedimento correto.
Aluna – Depois desta atitude de meu chefe, senti-me realizada profissionalmente, porque consegui resgatar o respeito profissional. E agora entendo bem a extensão deste seu ensinamento ético: “conselho é bom, mas só deve ser dado a quem pede”.


*Ediberto Tadeu Pedroso, conferencista, pesquisador e especialista em comportamento organizacional. Criou Tecnologia do Discernimento, na qual se baseiam seus seminários, palestras e livros. É autor de livros de administração e titular do site www.edibertopedroso.com.br"

Devido ao padrão da internet a formatação do artigo não segue o padrão original do arquivo. Para visualizar o arquivo original faça o download clicando aqui.


22/5/2006


[Verso para impresso] [Enviar para um amigo]



 
Untitled