Nos diversos artigos que escrevo já comentei o tema Website de Responsabilidade Social. Esta é a primeira vez neste espaço. Em muitos tratei da importância de se ter um canal na Internet com os públicos estratégicos sobre a responsabilidade corporativa, assim como existe um canal especifico para um dos stakeholders, os investidores, por meio do website de RI.
Também abordei os conceitos da importância da existência deste canal. Neste artigo, em particular, pretendo conversar sobre a construção e a utilização da Internet. Esta mais nova ferramenta de divulgação das ações de Responsabilidade Corporativa é uma velha conhecida do mercado financeiro. Assim como na metade da década passada, quando os profissionais de RI no Brasil conceituaram os websites de RI, o pessoal das áreas ligadas diretamente a questão social dão início ao mesmo debate. Este ainda é tímido, é verdade, pois toda nova idéia leva tempo para amadurecer, mas agora temos uma referência.
Em abril de 2000, a Investor Relations Business publicou: “A revolução da informação está sendo alimentada por uma geração que está crescendo na era da informação instantânea. O crescimento da Internet tem levado os investidores a buscar informações em real time e hoje este é o grande desafio para os profissionais de RI” .
Cinco anos após, não apenas o investidor, mas todos os públicos que se relacionam com a empresa buscam informações da maneira mais rápida. No mesmo mês daquele ano, o índice Dow Jones de Sustentabilidade completava seis meses de vida e ainda engatinhava. Hoje, o interesse do público investidor pelo impacto da informação de natureza social é muito maior, tanto que em breve o Brasil terá, na Bovespa, o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Não podemos esquecer, também, os outros públicos estratégicos que por diversos motivos estão ávidos por informações relacionadas à sustentabilidade.
Inclusiva
A Internet contribui para o relacionamento com os diversos públicos, pois é uma mídia inclusiva. Todos, de qualquer idade, gênero, raça, orientação sexual, credo... podem ter acesso e, o melhor, se apaixonam pela interface. É multimídia. Sua empresa pode tornar disponível para o público fotografias, documentos, áudio, vídeo, palestras, cursos, notícias, apresentações, Newsletter Social, agenda de eventos, glossário, indicadores de sustentabilidade (Ethos, Ibase, DVA, GRI...), gráficos, tabelas boletins, relatórios sociais, ambientais, culturais e de sustentabilidade...
Um website de RS é o futuro da comunicação dirigida entre as empresas e seus stakeholders. Pesquisa recente mostra que os adultos entre 25 e 40 anos utilizam a Internet com primazia em relação aos jornais, rádio e TV para o estabelecimento de um raciocínio crítico para a formulação de análises e opiniões sobre determinado tema ou acontecimento. Este pode representar uma radical transformação na comunicação das empresas com a sociedade e, no caso específico das informações de Responsabilidade Social, pois abrange praticamente todos os itens, desde press-releases e balanços sociais, até conference calls e apresentações em palestras, seminários e congressos. A instituição que aproveitar essa tendência pode vir a se transformar em um referencial.
Organizar e manter um website de Responsabilidade Social proporciona vantagens para as companhias, como:
- Redução do custo de distribuição da informação, além da otimização da impressão e remessa de documentos impressos, ou seja, um ganho de escala;
- Acesso aberto e global às informações e eliminação do limite representado pelo mailing list da companhia;
- Liberação de tempo para os profissionais relacionados com a temática da Responsabilidade Social se dedicar a atividades mais estratégicas, com a ampla oferta de informações e documentos, que podem substituir grande parte das consultas telefônicas.
É, portanto, um investimento de recursos e tempo amplamente recompensado. Um website completo, de fácil navegação, com o acompanhamento de consultores especializados em Sustentabilidade e contínua atualização reforça a marca corporativa com todos os públicos estratégicos, os stakeholders.
Para aumentar o número de visitantes ao website de Responsabilidade Social, bem como a segmentação das informações aos públicos estratégicos definidos pela empresa, pode-se editar e-informativos de Responsabilidade Corporativa de acordo com a estratégia da empresa, exemplos: Newsletter Social; Neswletter Sustentabilidade, Newsletter Ambiental... Todos têm, como recomendação, a necessidade de circulação periódica levando em consideração o relacionamento já existente da empresa com os diversos públicos estratégicos.
É interessante que este website, seja interativo, ou seja, os públicos estratégicos podem sugerir, opinar, criticar e exaltar as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela empresa. Podem, também, participar de pesquisas de opinião e percepção, conversar em chats (bate-papos) com técnicos da empresa ou especialistas em temas sociais, concorrer a prêmios, participar de concursos, confirmar participação em eventos etc...
Um website de Responsabilidade Social é também um canal dedicado no gerenciamento de riscos e eventuais crises relativas a produtos, serviços, programas e outros. Grosso modo, podemos dizer que a Internet é uma linha direta com os públicos estratégicos como, investidores, analistas financeiros, acadêmicos, ONGs, líderes comunitários, governo e Imprensa. Um website de Responsabilidade Social é um imprescindível auxiliar na construção, manutenção e ampliação da percepção da marca corporativa e decisivo instrumento de criação de valor.
Assim, por todas e essas coisas, fica claro a importância desse meio para a estratégia de comunicação e de negócios das empresas. Se a sua companhia ainda não iniciou estudos para a implantação de um website dedicado ao tema, não perca tempo. Mais cedo ou mais tarde, “website de Responsabilidade Social: Sua empresa ainda terá um!”